Outras Páginas

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Projeto Memórias do Bairro com nova edição para tornar Esposende uma comunidade ainda mais inclusiva

 

Projeto Memórias do Bairro com nova edição para tornar Esposende uma comunidade ainda mais inclusiva

Em parceria com o Município de Esposende, a “HOPE! Respostas Sociais”, instituição recentemente sediada em Esposende e membro do Conselho Local de Ação Social (CLAS), está a desenvolver mais uma edição do projeto Memórias do Bairro.

Trata-se de um projeto que pretende reconhecer a importância das pessoas mais velhas e/ou com demência nas tomadas de decisão face à sua vida, trabalhando junto dos profissionais das instituições com respostas nas áreas do envelhecimento, de pessoas voluntárias e da comunidade em geral. Ao longo do projeto são dinamizadas diferentes atividades de informação e capacitação junto das pessoas mais velhas e/ou com demência na comunidade e nas instituições sociais concelhias, e promovidas oportunidades de formação específica para profissionais e pessoas voluntárias que lhes prestam cuidados ou assistência em respostas sociais.

Numa primeira edição do Memórias do Bairro, foram realizadas 44 ações de consciencialização sobre a demência e envolvidas 12 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, 67 pessoas com demência, 292 pessoas mais velhas, 67 pessoas adultas da comunidade, 107 profissionais e ainda, mais de uma centena de crianças e jovens. 

 

Na segunda edição, o foco orienta-se para o suporte às pessoas mais velhas e com demência e àqueles que lhes prestam cuidados, nos processos de tomada de decisão face à sua vida e aos cuidados que recebem ou prestam.

 

Desde o passado mês de maio foram realizadas 66 sessões de educação não formal em grupo, sobre Direitos Humanos, Tomada de Decisão; Diretivas Antecipadas de Vontade/Planeamento Antecipado de Cuidados; Serviços de Apoio na Comunidade. Estas ações envolveram 175 pessoas mais velhas e/ou com demência, em 11 IPSS.

 

Esta primeira fase do projeto promoveu a participação e o empoderamento das pessoas mais velhas na tomada de decisão e permitiu reunir elementos-chave para a criação das Cartas de Direitos, que será personalizada em cada uma das instituições.

 

Em parceria com o Banco Local de Voluntariado de Esposende está, entretanto, a decorrer o recrutamento de pessoas voluntárias para avançar com mais um passo no projeto, o de construção de Livros de Histórias de Vida das pessoas que estão integradas em respostas sociais na área do envelhecimento do concelho de Esposende. Pretende-se também realizar ações de educação não formal na comunidade, com o propósito de promover a literacia ao nível das Diretivas Antecipadas de Vontade, numa lógica de salvaguarda dos direitos e vontades no planeamento de futuro.

 

Atendendo à envolvência e à dinâmica criada em torno do projeto, o Memórias do Bairro reveste-se de relevante significado, na medida em se afigura como uma iniciativa que faz a diferença na vida das pessoas, com um forte impacto na comunidade. Assume, pois, um assinalável contributo na construção de uma comunidade que verdadeiramente respeita e promove os direitos de todas as pessoas, uma comunidade inclusiva, em cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que o Município verteu para o seu plano de ação.

 

Refira-se que o projeto Memórias do Bairro é apoiado pelos EEA Grants Portugal, geridos pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. Mais informações sobre o projeto Memórias do Bairro disponíveis online: https://www.hope.pt/pt/servicos/memorias-do-bairro-2ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário