Outras Páginas

quarta-feira, 26 de julho de 2023

“A Sala dos Azulejos nos tempos da Assembleia Espozendense”

 

“A Sala dos Azulejos nos tempos da Assembleia Espozendense” em exposição no Museu Municipal

“A Sala dos Azulejos nos tempos da Assembleia Espozendense” é como se intitula a exposição hoje inaugurada no Museu Municipal de Esposende, em sessão presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira.


A exposição insere-se nas comemorações dos 30 Anos do Museu Municipal e recria o ambiente vivido há cerca de um século atrás neste espaço do antigo edifício Teatro-Club, onde se reunia a Assembleia Espozendense, um grupo seleto de Esposendenses, formalmente constituído, com estatutos definidos, que se juntavam com fins de recriação e lazer.

Através do vasto leque de objetos e peças expostos, o visitante poderá entender como eram as vivências na Sala dos Azulejos, com manequins vestidos a rigor, o seu piano centenário e o snooker, bem como outras mobílias e diversos artefactos, como as grafonolas, louças, bengalas, chapéus de coco e cartolas, artefactos de senhora, documentos e jornais da época.

 

O Presidente da Câmara Municipal assinalou a riqueza desta mostra, considerando que “é um pedaço da história de Esposende, que nos transporta para essa época de singular vivência cultural e social de uma determinada elite, num emblemático edifício que alberga hoje o Museu Municipal, que continua, deste modo, ao serviço da cultura”.

 

Aludindo ao enquadramento previamente efetuado por João Neiva, técnico responsável pela exposição, que ajudou a perceber as vivências da época no contexto do país e do mundo, Benjamim Pereira referiu que compreender o passado ajuda a perceber o presente e a preparar o futuro. Assumindo um “certo saudosismo” perante o cenário recriado na sala dos Azulejos do Museu, deixou o convite para uma visita à exposição. “Quanto mais conheço de Esposende e das suas gentes mais valor tem para mim este concelho”, afirmou.

 

Concluiu a sua intervenção agradecendo às instituições e às pessoas que cederam objetos para figurar nesta exposição e saudou a sua disponibilidade, notando que estão a contribuir para trazer ao conhecimento público a história de Esposende de um determinado período do século passado. Sublinhou, aliás, que “o Município continua a contar com as instituições e com a sociedade civil para desenvolver projetos como este e para enriquecer a memória coletiva”, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 

Esta exposição poderá ser visitada na Sala dos Azulejos do Museu Municipal, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e, ao sábado e ao domingo, entre as 14h00 e as 18h00. Refira-se, ainda, que o Museu Municipal estará aberto das 21h00 às 24h00, nos dias em que se realizam atividades na cidade à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário