Outras Páginas

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Três alunas de Esposende vão disputar Fase Final do Concurso Nacional de Leitura

 

Três alunas de Esposende vão disputar Fase Final do Concurso Nacional de Leitura 

Esposende viu apuradas três alunas para a Fase Final do Concurso Nacional de Leitura (CNL), que decorrerá no dia 3 de junho, em Almada. 

Na Fase Intermunicipal do Cávado, que se realizou no passado dia 20 de abril, em Amares, foram apuradas as alunas Marta Costa, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, e Maya Santos, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, ambas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e Laura Costa, da Escola Secundária Henrique Medina c/ 3º ciclo, a frequentar o Ensino Secundário.

 

Nesta eliminatória, que se repartiu entre a Biblioteca Municipal Francisco Sá de Miranda e o Auditório Municipal Conde Ferreira, estiveram em prova alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário dos seis concelhos da Comunidade Intermunicipal do Cávado, designadamente Esposende, Amares, Barcelos, Braga, Terras do Bouro e Vila Verde.

 

Constituído por Pedro Seromenho, Isabel Costa, Sérgio Sousa, Luciana Braga, Fernando Fernandes, Natália Dias e Palmira Simões, o Júri selecionou as obras “A minha família”, de António Mota, para o 1.º ciclo; “Confia na Mudança”, de Margarida Fonseca Santos, para o 2.º ciclo; “A música dos ossos”, de David Almond, para o 3.º ciclo, e “Os primos”, de Karen M. McManus, para o Ensino Secundário.

 

Nesta fase, foram apurados oito alunos para a fase final do Concurso Nacional de Leitura, sendo que três são, como referido, de Esposende, o que merece o reconhecimento do Município, sendo também de saudar a prestação dos demais alunos do concelho que participaram tanto nesta fase, como nas anteriores.

 

O Concurso Nacional de Leitura representa o maior evento de promoção do livro e da leitura dirigido ao público jovem, sendo que a sua organização envolve as escolas e as bibliotecas públicas de todo o país. Tendo como objetivos estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral, pretende celebrar o Livro e a Leitura.

 

Ao associar-se a este evento, o Município, através da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, dá cumprimento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas ONU).

 

 

 

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário