Outras Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2022

II Encontro dos Projetos CLDS 4G do Distrito de Braga

 

Esposende recebeu II Encontro dos Projetos CLDS 4G do Distrito de Braga 

No Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, decorreu recentemente o II Encontro dos projetos CLDS 4G – Distrito de Braga, organizado pelo agirE CLDS 4G, em parceria com outros projetos do distrito e com a Equipa de Acompanhamento do Instituto de Segurança Social de Braga.

Em Esposende, o Contrato Local de Desenvolvimento Social 4.ª Geração (C.L.D.S. 4G), financiado pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (P.O.I.S.E.) conta com o Município de Esposende como entidade promotora e com o Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Esposende como parceira. A Esposende Solidário assume-se como entidade coordenadora e a ACICE - Associação Comercial e Industrial Concelho Esposende é a entidade parceira e Executora do “Eixo 1” do Projeto. Realça-se ainda o apoio e mobilização de diferentes agentes e recursos locais, numa ação integrada de intervenção de proximidade.

 

A iniciativa contou com a participação do especialista e investigador em gerontologia e políticas públicas, Professor Doutor José Ignacio Martin, e traduziu-se no debate e partilha de experiências relacionadas com a temática "Envelhecer no Local", nomeadamente do Projeto de Intervenção Social e Artística na Natureza "Por um Galho”, promovido pelo Grupo de Ação e Solidariedade Social de Antas (GRASSA), em parceria com a Rio Neiva - Associação Defesa do Ambiente.

 

Estiveram representados no encontro todos os projetos do distrito de Braga e ainda várias entidades locais de Esposende, bem como a Vice-presidente e Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, a Diretora do Núcleo de Intervenção Social do Instituto de Segurança Social de Braga, Fátima Miguel, e o Diretor do Núcleo Respostas Sociais, Jorge Casaleiro, com as respetivas equipas técnicas.

 

Na sessão foram discutidas diversas problemáticas identificadas na prática da intervenção social e comunitária, essencialmente no que concerne à faixa etária dos mais velhos, sustentadas pelas estatísticas e pesquisas realizadas pelo Professor Doutor José Ignacio Martin. Ao nível da inovação para a ação, foram destacados alguns eixos de intervenção ao nível macro, para os quais emerge a necessidade de se encontrarem alternativas de sustentabilidade a longo prazo, de forma a que se implementem e mantenham as respostas ao longo do tempo.

 

Um encontro que se fez enriquecedor pela partilha, discussão e debate de ideias e ideais sobre as várias perspetivas de atuação, mas que têm como objetivo comum proporcionar um envelhecimento bem-sucedido, ativo e saudável da, e na, comunidade, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário