Outras Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Semana da Biodiversidade envolve comunidade escolar de Esposende

 

Semana da Biodiversidade envolve comunidade escolar de Esposende

 


Evento decorre até dia 27 de maio no Centro de Educação Ambiental 

Após um fim de semana marcado por uma assinalável dinâmica e forte mobilização da comunidade, a Semana da Biodiversidade prossegue, até à próxima sexta-feira, dia 27 de maio, no Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, proporcionando um conjunto diversidade de atividades dirigidas à comunidade escolar. 

Com este evento, o Município, através da empresa municipal Esposende Ambiente, procura sensibilizar a comunidade para a importância da conservação da diversidade biológica e do equilíbrio dos diversos ecossistemas, indo ao encontro das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

No sábado e no domingo, 21 e 22 de maio (Dia Internacional da Biodiversidade), realizaram-se, entre outras atividades, uma caminhada, exposições, uma Feirinha de Aromáticas e Suculentas, workshop’s, teatro de marionetes, oficinas, momentos musicais e de divulgação das tradições e ioga, que envolveram a participação de grande número de público, de diferentes faixas etárias. Deu-se um especial destaque à abertura de uma exposição sobre a natureza, do saudoso Prof. Aires Pires, denominada “O Outro Mundo”.

 

Na abertura da Semana da Biodiversidade, o Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, realçou a importância deste evento com vista a despertar consciências para a relevância da biodiversidade e da necessidade da sua preservação. Neste contexto, Paulo Marques deu nota do trabalho que vem sendo desenvolvido neste âmbito pelo Município, nomeadamente através do projeto E-Redes, que tem subjacente a preservação da área marinha protegida do Parque Marinho do Litoral Norte (PNLN) e, por conseguinte, de toda a biodiversidade subaquática. A integração do Município de Esposende na cogestão do PLNL afigura-se também da maior relevância no plano da preservação da sustentabilidade desta área protegida, referiu Paulo Marques, realçando, ainda, a importância do Canal Intercetor de Águas Pluviais de Esposende, não só para evitar cheias, mas enquanto cenário propulsor de biodiversidade. Na sua intervenção, o Presidente da Esposende Ambiente expressou agradecimentos “às diversas associações de cariz ambiental do concelho que, em parceria com o Município e com a Esposende Ambiente, têm vindo a desenvolver um trabalho excecional”.

 

Além das várias exposições patentes no Centro de Educação Ambiental, o programa da Semana da Biodiversidade propõe diversas atividades aos alunos das escolas do concelho, nomeadamente o teatro de marionetas “O casamento de Krappi”, a Oficina Música e Ambiente, a Hora do Conto, o Workshop “SOS Animal – vamos ajudar a nossa biodiversidade”, o BIOpaper: à descoberta da biodiversidade do CEA, o Jogo da Memória “Mural da Biodiversidade” e a Palestra “Biodiversidade marinha de Esposende”. Ao longo desta semana, o evento vai mobilizar a participação de aproximadamente um milhar de alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário