Esposende forma crianças e jovens para literacia dos oceanos
O Município e a Esposende Ambiente, em parceria com os Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio, vão desenvolver um projeto de literacia dos oceanos junto da comunidade escolar.
Trata-se do TransFORMAR – Projeto de Literacia dos Oceanos em Esposende, que prevê a conceção e criação de um conto para o público juvenil sobre as ameaças e os riscos que pendem sobre o ambiente marinho, com particular atenção à realidade do Parque Marinho do Litoral Norte e a sua biodiversidade, bem como sobre os problemas que colocam em causa o equilíbrio e as funções desempenhadas pelos oceanos como a poluição, a sobre-exploração de recursos, o aquecimento global, a destruição de habitats, a degradação ambiental, o desaparecimento da biodiversidade e a introdução de espécies exóticas. Este conto, que será ilustrado e editado em podcast no próprio livro, será posteriormente dramatizado com vista à construção de uma peça de teatro para o público mais jovem.
O TransFORMAR permitirá dar seguimento ao trabalho de educação e formação despoletado com o desenvolvimento do projeto OMARE – Observatório Marinho de Esposende, consolidando, deste modo, as aprendizagens adquiridas e aprofundando algumas das temáticas abordadas. Através deste projeto, o Município espera dotar os mais jovens e, consequentemente, os seus núcleos familiares, de conhecimentos e competências necessárias para que haja uma efetiva partilha de direitos e responsabilidades no que diz respeito ao Ambiente, contribuindo para a definição de uma visão comum de gestão do território, em que a preservação e valorização dos recursos marinhos assumem um papel preponderante. Pretende-se, assim, que o projeto possa ser uma importante ferramenta educativa no que diz respeito ao conhecimento dos oceanos e que contribua, efetivamente, para o reforço da relação homem-natureza, essencial para o desenvolvimento sustentável.
O TransFORMAR
– Projeto de Literacia dos Oceanos em Esposende tem um período de execução de
18 meses, sendo financiado através do Programa Crescimento Azul (Small Grants
Scheme #3), com uma dotação de 25 000 euros dos EEA GRANTS, de um
investimento total de 33.705 euros.
Através da
implementação deste projeto, Esposende contribui para o cumprimento das metas
dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU,
nomeadamente no que se refere ao ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 12 –
Produção e consumos sustentáveis, ODS 14 - Proteger a Vida Marinha e ao ODS 17
- Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário