Outras Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Município de Esposende

 


 Município de Esposende promove Plataformas Interativas de Aprendizagem 

Depois de ter realizado ações de capacitação junto dos docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o Município de Esposende vai promover, no próximo dia 2 de março, uma sessão de apresentação para os encarregados de educação para a utilização do recurso Plataforma de Aprendizagem, Colaboração e Partilha “+Cidadania”, disponível em https://maiscidadania.cimcavado.pt. 

Em articulação com a Comunidade Intermunicipal CIM Cávado, o Município deu continuidade, no presente ano letivo, a este projeto destinado à comunidade educativa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desde alunos a docentes, coordenadores e encarregados de educação, proporcionando um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias.

 

Este projeto pretende promover e desenvolver conhecimentos, competências e valores, que ajudam os alunos a desempenhar um papel ativo na comunidade, preparando-os para os desafios da sociedade atual, através do recurso a tecnologias digitais, com conteúdos educativos disponíveis nas linhas de trabalho de competências gerais, conteúdos locais e projetos educativos e comunitários. A plataforma integra atividades interativas para a consolidação das aprendizagens, desenvolvimento de Concursos e Desafios, a explorar não só pelos docentes, como também pelos encarregados de educação com os seus educandos.

 

Em vigor pelo quarto ano letivo, este projeto tem tido grande expressão no concelho de Esposende, com a realização de formação para professores, que utilizam a plataforma como ferramenta de ensino à distância, e, por conseguinte, um número de acessos e participação dos alunos nas atividades propostas, quer sejam de teor curricular, exploração do património local ou realização de desafios, bastante expressivo, abrangendo a totalidade dos 1300 alunos que frequentam o 1.º Ciclo, respetivos professores titulares e encarregados de educação.

 

A sessão de apresentação do “+ Cidadania” para os encarregados de educação decorrerá entre as 18h30 e as 19h30 e será dinamizada pela equipa técnica da Lusoinfo Multimédia, empresa responsável pela gestão da plataforma e formação. Os encarregados de educação interessados em participar na sessão deverão fazer a sua inscrição através do link:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=n4ggrYoxYkCGmjB5zal0RBX8tODmFO5Ov2Oxdl-u4_dUMFkzSUdPRVhJMkZRSVNTVEVHTUtGOEVYQi4u

 

Integrado na Plataforma “+ Cidadania, este ano letivo arrancou o projeto piloto “Ensinar e Aprender Português”, que abrange 10 turmas e cerca de 170 alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade. Trata-se de mais um recurso tecnológico para a aprendizagem do Português, pensado para assegurar também o ensino a distância. As atividades disponíveis visam a aprendizagem, recuperação e consolidação dos conteúdos nas áreas da leitura e da escrita.

 

Contribuindo também para a promoção do sucesso educativo, o Projeto Intermunicipal “No poupar está o Ganho!” conta com a participação de 8 turmas, do 3.º e 4.º anos de escolaridade, num total de 161 alunos, e tem por objetivo promover a literacia financeira junto dos alunos do 1º Ciclo, através da plataforma de e-learning de educação financeira disponibilizada para alunos e professores inscritos.

 

Por fim, na Educação Pré-escolar, o Projeto Municipal de Expressões (Projeto de Educação Musical e Projeto de Expressão Físico-Motora) continua a sua dinâmica, também na modalidade de ensino à distância, em regime de coadjuvação, nas escolas da educação pré-escolar dos dois agrupamentos do concelho, com grande recetividade por parte das educadoras do concelho, abrangendo cerca de 500 crianças.

 

Mantendo o diálogo e a comunicação contínua e em proximidade com todos os agentes educativos, o Município continua a colaborar com as escolas encontrando respostas para as necessidades e situações emergentes e definindo novas estratégias para intervir com os alunos e as famílias à distância, contribuindo para a inclusão social e para a promoção do sucesso educativo, em linha com os eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário