Outras Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Município de Esposende

 

 

Município de Esposende fomenta jogos de tabuleiro na comunidade escolar 

Com o intuito de recuperar os jogos de tabuleiro, o Município de Esposende, através da sua Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura está a promover o empréstimo destes jogos às bibliotecas escolares do concelho, bem como às instituições e famílias. 

Esposende, juntamente com os municípios de Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde e Viana do Castelo, integra o projeto da Rede Regional de Ludotecas direcionado para este propósito, o qual foi contemplado no âmbito do Orçamento Participativo 2017.

Tal como os demais municípios integrantes da candidatura, Esposende implementou a sua Ludoteca, tendo por base os serviços prestados pela Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura. 

 

Assim, no âmbito deste projeto e tendo em conta o tempo de pandemia, com os consequentes períodos de confinamento, o Município de Esposende procedeu à entrega de dezenas de jogos de tabuleiro, a título de empréstimo (renovável e rotativo), às Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas do concelho e à Escola Secundária Henrique Medina. Este empréstimo de jogos de tabuleiros pode, ainda, ser requerido por outras instituições ou famílias, junto da Biblioteca Municipal.

 

Este projeto reveste-se de grande importância, na medida em que procura recuperar tradições caídas em desuso, refere a Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal, Angélica Cruz, assinalando os benefícios dos jogos de tabuleiro, tanto ao nível do entretenimento como do desenvolvimento mental do indivíduo.

 

De facto, o jogo de tabuleiro é uma ferramenta potenciadora de criação e restabelecimento de laços no seio familiar e noutros contextos, como por exemplo, apoio a lares de idosos em atividades potenciadoras do exercício mental, sendo também uma mais-valia nas escolas através da dinamização de atividades complementares geradoras de melhoria e aprofundamento do raciocínio, da concentração e da persistência.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário