Projeto
“Rumo ao Sucesso” apresenta resultados positivos na promoção do sucesso
educativo
No âmbito do estudo de avaliação de impacto, o
Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar “Rumo ao Sucesso”, que está
ser dinamizado no concelho pela Câmara Municipal de Esposende, apresentou
resultados muito favoráveis ao nível da sua intervenção.
A avaliação do primeiro ano de execução do
projeto, durante o qual foram intervencionados 695 alunos, dos quais 467 foram
identificados e monitorizados através da Equipa Multidisciplinar, aponta para
um impacto positivo da intervenção na diminuição das barreiras ao sucesso
escolar, pela potenciação da autorregulação para a promoção do sucesso escolar,
resolução de problemas, domínio da linguagem científica e capacidades nucleares
de compreensão e expressão da comunicação.
No âmbito da colaboração com as dinâmicas
escolares destacam-se, entre outras, as atividades promovidas na receção aos
alunos dos Projetos Erasmus, a dinamização de ações na Semana da Ciência e de
Tecnologia e a participação no Sarau Solidário “Olhares sobre os Direitos da
Criança”. Esta articulação tem sido reconhecida pelo bom ambiente de trabalho
colaborativo existente em Esposende, com as diversas estruturas e órgãos das
escolas.
O Projeto foi divulgado no Seminário
subordinado à temática “Educação, Desenvolvimento e Equidade”, promovido pela
Direção Geral de Educação, nos dias 26 e 27 de novembro, na Figueira da Foz,
através da apresentação de um poster sobre o trabalho colaborativo da equipa
multidisciplinar de Esposende, tendo suscitado interesse por parte dos
profissionais que exercem funções em meio escolar, noutros municípios,
permitindo a partilha de metodologias e práticas de intervenção. Acresce-se que
o desenvolvimento de ações de educação não-formal, acessíveis a todos os
alunos, e o trabalho multidisciplinar concertado com o Perfil dos Alunos à
Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO, 2018) preconizados pelo Projeto Rumo
ao Sucesso, em colaboração com a ação pedagógica das escolas, são o garante da
qualidade das aprendizagens e do sucesso educativo.
O “Rumo ao Sucesso” desenvolve a sua
intervenção em contexto escolar mediante a execução de três projetos: o Núcleo
de Intervenção com Alunos e Famílias (Psicologia, Terapia da Fala e Karaté), os
Clubes de Motivação e Ativação de Competências (Xadrez e Jogos Matemáticos,
Ciências Experimentais, e TIC/Robótica) e a Educação pela Arte (Música, através
do Light Choir, Percussão de Marcha,
Bateria e Guitarra Elétrica, Teatro e Dança).
A intervenção do Projeto traduz-se no
trabalho colaborativo entre a equipa multidisciplinar, os docentes das escolas
e os profissionais dos Serviços de Psicologia e Orientação e da Equipa
Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, através da execução do Plano de
Ação Pedagógica que confere sentido estratégico à intervenção. A equipa
multidisciplinar do Projeto desenvolve a sua ação partindo do estudo
diagnóstico de cada aluno, seguindo-se o encaminhamento para as valências mais
adequadas ao seu interesse e à superação das suas dificuldades,
privilegiando-se uma abordagem sistémica e holística nos fatores de risco de
insucesso escolar, ao nível da intervenção nos problemas linguísticos,
acompanhamento psicossocial e psicoeducativo, intervenção com as famílias e
reforço compensatório nas áreas das ciências, TIC e expressões artísticas. As metodologias de intervenção integram
as atividades de enriquecimento, capacitação parental, consultoria e
intervenção, intervenção individual ou em pequeno grupo, ações em regime de
coadjuvação e colaboração com outros projetos das escolas.
Importa, ainda, referir que o Projeto Rumo ao
Sucesso se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Agenda 2030, da ONU, referentes à Erradicação da Pobreza, Educação de
Qualidade, Igualdade de Género, Redução das Desigualdades, Cidades e
Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de
Sustentabilidade, e nos princípios subjacentes ao Perfil dos Alunos para o
Século XXI, designadamente Um perfil de Base Humanista, a Inclusão como
Requisito de Educação, o Desenvolvimento Sustentável e a Valorização do Saber.