Outras Páginas

domingo, 15 de dezembro de 2019

Câmara Municipal de Esposende


Projeto “Rumo ao Sucesso” apresenta resultados positivos na promoção do sucesso educativo

No âmbito do estudo de avaliação de impacto, o Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar “Rumo ao Sucesso”, que está ser dinamizado no concelho pela Câmara Municipal de Esposende, apresentou resultados muito favoráveis ao nível da sua intervenção.


A avaliação do primeiro ano de execução do projeto, durante o qual foram intervencionados 695 alunos, dos quais 467 foram identificados e monitorizados através da Equipa Multidisciplinar, aponta para um impacto positivo da intervenção na diminuição das barreiras ao sucesso escolar, pela potenciação da autorregulação para a promoção do sucesso escolar, resolução de problemas, domínio da linguagem científica e capacidades nucleares de compreensão e expressão da comunicação.

No âmbito da colaboração com as dinâmicas escolares destacam-se, entre outras, as atividades promovidas na receção aos alunos dos Projetos Erasmus, a dinamização de ações na Semana da Ciência e de Tecnologia e a participação no Sarau Solidário “Olhares sobre os Direitos da Criança”. Esta articulação tem sido reconhecida pelo bom ambiente de trabalho colaborativo existente em Esposende, com as diversas estruturas e órgãos das escolas.

O Projeto foi divulgado no Seminário subordinado à temática “Educação, Desenvolvimento e Equidade”, promovido pela Direção Geral de Educação, nos dias 26 e 27 de novembro, na Figueira da Foz, através da apresentação de um poster sobre o trabalho colaborativo da equipa multidisciplinar de Esposende, tendo suscitado interesse por parte dos profissionais que exercem funções em meio escolar, noutros municípios, permitindo a partilha de metodologias e práticas de intervenção. Acresce-se que o desenvolvimento de ações de educação não-formal, acessíveis a todos os alunos, e o trabalho multidisciplinar concertado com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO, 2018) preconizados pelo Projeto Rumo ao Sucesso, em colaboração com a ação pedagógica das escolas, são o garante da qualidade das aprendizagens e do sucesso educativo.

O “Rumo ao Sucesso” desenvolve a sua intervenção em contexto escolar mediante a execução de três projetos: o Núcleo de Intervenção com Alunos e Famílias (Psicologia, Terapia da Fala e Karaté), os Clubes de Motivação e Ativação de Competências (Xadrez e Jogos Matemáticos, Ciências Experimentais, e TIC/Robótica) e a Educação pela Arte (Música, através do Light Choir, Percussão de Marcha, Bateria e Guitarra Elétrica, Teatro e Dança).

A intervenção do Projeto traduz-se no trabalho colaborativo entre a equipa multidisciplinar, os docentes das escolas e os profissionais dos Serviços de Psicologia e Orientação e da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, através da execução do Plano de Ação Pedagógica que confere sentido estratégico à intervenção. A equipa multidisciplinar do Projeto desenvolve a sua ação partindo do estudo diagnóstico de cada aluno, seguindo-se o encaminhamento para as valências mais adequadas ao seu interesse e à superação das suas dificuldades, privilegiando-se uma abordagem sistémica e holística nos fatores de risco de insucesso escolar, ao nível da intervenção nos problemas linguísticos, acompanhamento psicossocial e psicoeducativo, intervenção com as famílias e reforço compensatório nas áreas das ciências, TIC e expressões artísticas. As metodologias de intervenção integram as atividades de enriquecimento, capacitação parental, consultoria e intervenção, intervenção individual ou em pequeno grupo, ações em regime de coadjuvação e colaboração com outros projetos das escolas.

Importa, ainda, referir que o Projeto Rumo ao Sucesso se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, referentes à Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade, e nos princípios subjacentes ao Perfil dos Alunos para o Século XXI, designadamente Um perfil de Base Humanista, a Inclusão como Requisito de Educação, o Desenvolvimento Sustentável e a Valorização do Saber.