Fórum da Educação de Esposende explora desafios para o sucesso
escolar
Decorre em Esposende,
até 4 de junho, o Fórum da Educação 2019, que vai na sua 13ª edição, e cujo
tema é “Sucesso: conceções, desafios e
percursos”.
A sessão de abertura
contou com a presença de Benjamim Pereira, Presidente da Câmara Municipal de
Esposende, que realçou a Educação como uma das grandes prioridades do
Município, tendo enumerado algumas das medidas de apoio aos alunos e às
famílias, bem como a intervenção na melhoria das condições dos estabelecimentos
escolares e que extravasam, largamente, as competências formalmente atribuídas
ao município. A moderação desta sessão esteve a cargo de Joaquim Machado, da
Faculdade de Educação e de Psicologia da Universidade Católica do Porto.
Manuel Sarmento, da
Universidade do Minho, na sua conferência “Infância e Educação em Tempos de
Incerteza”, fez uma análise sociológica à infância e à educação, abordando as
mudanças sobre as condições da infância que se alteraram drasticamente com o
aparecimento da Escola e com a sua crescente importância na vida das crianças,
conduzindo mesmo a que se confundam o “ofício da criança” com o “ofício de
aluno”. Demonstrou a elevada complexidade da escola como organização, não
comparável a uma empresa, e registou que os alunos, nesta época tecnológica de
utilização de meios e de formas específicas de comunicação com os outros e com
o mundo, desenvolvem conhecimentos e competências que têm que ser considerados
pelas escolas. Foram também entregues por Alberto Santos da Confederação
Nacional das Associações de Pais, em articulação com a Federação das
Associações de Pais do concelho de Esposende, os prémios “Escola Amiga das
Crianças” obtidos pelas Escolas Básicas de Apúlia, Criaz, Facho e Forjães. O
Delegado Regional de Educação do Norte, João Miguel Gonçalves, encerrou a
sessão enaltecendo a qualidade da programação diversificada do Fórum da
Educação.
No dia 27 de maio, os
docentes aderiram massivamente ao painel “Para
uma escola com todos e para cada um”, enchendo o Fórum Rodrigues Sampaio.
O painel, moderado por Sandra Macedo, contou com a
intervenção de José Carlos Morgado, do Instituto de Educação da Universidade do
Minho, que abordou o tema “Desafios Curriculares Contemporâneos: que papel para
o professor?”, designadamente os desafios e dinâmicas atuais de mudança que se
impõem com a revolução tecnológica e digital. Quanto ao currículo, referiu-se
ao conjunto de aprendizagens necessárias num dado contexto e tempo, bem como a
organização e os meios necessários para os concretizar, enquadrando esta
temática no paradigma da complexidade, em que a cultura cedeu lugar à
multicultura e o conhecimento pluridisciplinar sobrepôs-se ao unidisciplinar.
Seguiu-se a intervenção de Fernando Elias, Diretor do Agrupamento de Escolas de
Colmeias (Leiria), com a comunicação “Escola (mais) Inclusiva e Autonomia e
Flexibilidade Curricular: está na hora de (os) incluir”. Referiu que a
implementação do Decreto-Lei nº 54/2018 veio reforçar a necessidade de cada
escola reconhecer a mais-valia da diversidade dos seus alunos, pelo que se
torna essencial a diversificação de estratégias que integrem essa diferença,
adequando os processos de ensino às características e condições individuais de
cada aluno, mobilizando os meios disponíveis, para que todos participem na vida
das comunidades educativas onde estão inseridos. Abordou o Perfil dos Alunos à
Saída da Escolaridade Obrigatória, a Educação Inclusiva, a Estratégia Nacional
de Educação para a Cidadania, entre outros. Referiu, a este propósito, que as
escolas têm ao seu serviço um enquadramento legal que as impulsiona a
desenvolverem planos próprios como estratégia potenciadora de melhores
aprendizagens para todos, onde a flexibilidade é um instrumento para a
contextualização de práticas pedagógicas a problemas locais e para a gestão de
um currículo mais integrado, para a mobilização de múltiplas literacias,
fomentando o desenvolvimento de competências de informação, comunicação,
colaboração e de resolução de problemas, garantindo, ainda, um reforço das
expressões artísticas e a gestão da diversidade.
Por fim, foi apresentado o projeto “Rumo ao Sucesso”,
tendo os profissionais do Município afetos ao mesmo e os representantes dos
Agrupamentos de Escolas e da Escola Secundária com 3º ciclo Henrique Medina
dado o seu testemunho sobre o processo de implementação das intervenções no
contexto escolar. A apresentação de um vídeo possibilitou a observação de
algumas das atividades desenvolvidas nos diversos subprojetos, nomeadamente as
diversas oficinas e os clubes que permitem integrar alunos de acordo com os seus
interesses e necessidades, com vista a promover a inclusão, o sucesso educativo
e a prevenir o insucesso e o abandono escolar.
No âmbito do Projeto Rumo ao Sucesso, promovido pela
Câmara Municipal de Esposende, realizou-se, ainda, no âmbito do Fórum da
Educação, uma simultânea de xadrez. A iniciativa decorreu na Casa da Juventude
e contou com a participação do Mestre FIDE Hugo Lima Santos, que já representou
a Seleção Portuguesa de Xadrez.
Esta iniciativa, aberta a toda a comunidade, teve como
objetivo mostrar o trabalho desenvolvido pelo Clube Mais Capacidade (Xadrez e
Jogos Matemáticos), do Projeto Rumo ao Sucesso, e dar a oportunidade aos
participantes de defrontar e aprender com um dos melhores jogadores de
Portugal.
Para a vereadora da Educação, Angélica Cruz, as
atividades realizadas no âmbito deste Fórum da Educação têm constituído
excelentes oportunidades de aprofundamento da reflexão sobre a escola e os
desafios atuais, de forma a que se prossiga rumo ao sucesso de todos e de cada
um dos alunos.
De entre as diversas atividades que decorrerão até 4
de junho, destacamos “Pensar a Escola de Futuro- em homenagem a António
Sérgio”, uma conferência de António Sampaio da Nóvoa, a ocorrer no dia 31 de
maio, pelas 21h30, no Auditório Municipal.
Esta
postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente Educação de
Qualidade, Reduzir as desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de
Sustentabilidade.