Outras Páginas

sábado, 14 de julho de 2018

Galaicofolia


Galaicofolia mostra 2000 anos
de história galaica em Esposende

O Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, Esposende, acolhe, entre 20 e 22 de julho, mais uma edição da “Galaicofolia – 2000 anos de festa”.

Promovido pelo Município de Esposende, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Chã, este evento cultural que divulga o património arqueológico alia lazer e entretenimento, tendo como cenário o castro da Idade do Ferro sobranceiro à cidade de Esposende.
As portas do recinto abrem às 18 horas de sexta-feira, dia 20 de julho. A reorganização do espaço conferirá um novo figurino ao evento, mantendo as áreas temáticas que projetaram a Galaicofolia como uma das recriações histórico-culturais de referência.
Galaicofolia é sinónimo de música, dança e recriações histórias que contribuem para divulgar a importância arqueológica do Castro de S. Lourenço. Na zona envolvente ao Centro Interpretativo (cuja visita se aconselha), no miolo das casas do castro, pode apreciar alguns momentos da vida dos povos de há 2000 anos, numa verdadeira aula de História, ao vivo. Nas imediações do povoado, pode, ainda, visitar o acampamento romano, a quintinha dos animais, onde animais domésticos e aves de rapina mostram alguns dos exemplares que existiam na época, entrar no mercado e regatear os produtos com os mercadores, participar nos desafios de destreza, força e coragem do Desafio Galaico, ou deixar que os mais pequenos se divirtam no espaço Caturo, descobrindo a História local. A visita pode terminar no espaço alimentar, desfrutando de algumas das muitas iguarias que temos para oferecer, degustando uma queimada galaica, ou assistindo e participando numa recriação histórica, das muitas que preenchem o programa.
A Galaicofolia é uma festa constante, tal como há 2000 anos. Os Saltimbancos Lusitanos contribuirão para que essa animação perpasse o recinto, assim como a patrulha dos Legionários que anunciará os atos solenes. Música e dança galaicas, peças de teatro, workshops temáticos de ofícios (ferreiro, carpinteiro, tecelão e oleiro), demonstração de voo de aves de rapina, teatro, fantoches ou combates de gladiadores, entre muitas outras atrações.
A organização disponibiliza transportes gratuitos, a partir da cidade de Esposende (na paragem junto ao Mercado Municipal) até ao evento e, nas imediações, estarão disponíveis parques de estacionamento, também eles gratuitos.