Outras Páginas

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Município de Esposende

Município de Esposende instala rede de saneamento em Outeiro - Marinhas
O Município de Esposende, em parceria com a Esposende Ambiente, vai avançar já amanhã, 10 de janeiro, com a execução da primeira fase da empreitada de saneamento básico no Lugar de Outeiro, em Marinhas, num investimento de 337 207 euros. 
A intervenção vai abranger a Rua 15 de Agosto, a Rua Senhora da Saúde e parte da Rua Central, disponibilizando infraestruturas públicas a 37 habitações, estimando-se que mais de 100 habitantes possam ser diretamente beneficiados.
Para além da instalação da rede de drenagem de águas residuais domésticas, a empreitada abrange a melhoria das infraestruturas de abastecimento de água e da rede de águas pluviais, bem como a requalificação urbanística das artérias intervencionadas. 
No âmbito desta empreitada, será também intervencionado o espaço envolvente ao tanque fronteiro à capela da Senhora da Saúde, em Outeiro, o qual integra um sistema de regadio, encontrando-se em mau estado. Para além da requalificação do tanque, está prevista a criação de um espaço ajardinado, que prevê um local para a instalação do ecoponto. 
Esta intervenção insere-se num conjunto de novas empreitadas em infraestruturas básicas que o Município, por si e através da Esposende Ambiente, irá concretizar. Este investimento acresce, assim, à empreitada de saneamento no Lugar do Monte, também em Marinhas, intervenção de 1,5 milhões de euros e em vias de se iniciar. 
Refira-se que, ao longo da última década foram efetuados investimentos significativos na área do saneamento básico em Marinhas, de acordo com as prioridades sentidas pelo Município, infraestruturando as zonas dos aglomerados mais densos e colmatando as zonas mais críticas sob o ponto de vista da salubridade, nomeadamente nos lugares de Igreja, Rio de Moinhos, Pinhote e Góios.


Atualmente, o concelho de Esposende apresenta uma taxa de cobertura de 85% ao nível da rede de saneamento básico, posicionando-se claramente na linha da frente dos municípios do país, o mesmo sucedendo relativamente ao abastecimento de água, com uma cobertura na ordem dos 100%.