Outras Páginas

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Município de Esposende

Feira da Natureza decorre na Zona Ribeirinha de Fão de 5 a 7 de maio
O Município de Esposende, em colaboração com várias entidades e empresas, vai levar a efeito a segunda edição do evento “Litoral Norte: Feira da Natureza”. A iniciativa vai decorrer na Zona Ribeirinha de Fão, junto ao Clube Náutico de Fão, entre amanhã, dia 5, e domingo, dia 7. A abertura está marcada para as 18h00.
O evento pretende concentrar e mostrar a oferta de Turismo de Natureza, integrando para além do espaço expositivo, um conjunto muito vasto de atividades, para vários públicos, entre as quais oficinas, passeios interpretativos, observação e libertação de aves e atividades lúdicas infantojuvenis.

O primeiro dia da Feira da Natureza ficará marcado pela observação de Anfíbios no Parque Natural do Litoral Norte, uma atividade que decorrerá a partir das 21h00, sob orientação de Vasco Cruz.
No sábado, dia 6, às 8h30, numa organização da Esposende 2000 realiza-se o Percurso Pedestre “Do Cávado ao Neiva, pela Arriba Fóssil”. Trata-se de um passeio de dois dias pelo concelho, com pernoita no parque de Campismo de Belinho “Os Belinhenses”. No primeiro dia, os participantes farão um percurso de 22 km por montes e com travessia do Rio Cávado de barco, ficando o segundo dia reservado para o trajeto entre a foz do Rio Neiva e a foz do Rio Cávado, por entre campos agrícolas ao longo da costa e Parque Natural, numa extensão de 17 Km.
Sob a orientação do fotógrafo da Natureza, Carlos Rio, da North Birding Tours, será possível fotografar aves no estuário do Cávado, numa atividade agendada para as 10h30.
Um Passeio Interpretativo de Barco no Estuário do Rio Cávado, a iniciar às 13h30, é a proposta da PRORIVER, orientada por Belmiro Penetra.
Para as 15h00 está prevista uma libertação de aves que estiveram a recuperar no Centro de Recuperação do ICNF, e, pelas 15h30, realiza-se um passeio guiado pela “Geologia do concelho de Esposende”, com Artur Viana, do ICNF-Parque Natural Litoral Norte.
O Centro de Educação Ambiental será responsável pela oficina “À Descoberta da Natureza, prevista para as 16h00, na qual será efetuada uma pequena abordagem à importância das plantas autóctones para a manutenção da biodiversidade. Os participantes irão decorar um vaso de barro e realizarão a transplantação de uma espécie de planta aromática.
A Associação Amigos da Montanha, através do projeto de educação ambiental BiodiverCidade, vai realizar, pelas 18h00, a oficina “Construção de casas para Aves”, uma atividade também para os mais novos.
O programa do segundo dia da Feira da Natureza encerra, às 21h00, com a libertação de aves, pelo Centro de Recuperação de Aves (ICNF).
As atividades de domingo iniciam-se às 10h00, com a observação das Aves e botânica na restinga do Cávado, com Jorge Silva, da Associação Assobio, sendo que, uma hora mais tarde, se realiza a oficina “Comedouros e alimentação de aves”, pela Associação Amigos da Montanha, um projeto também para os mais novos.
Pelas 13h30 repete-se o Passeio Interpretativo de Barco no Estuário do Rio Cávado, com a PRORIVER, e, às 15h00, terá lugar o Roteiro de Visita a Árvores Notáveis de Esposende, a cargo do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Esposende.
O programa da Feira da Natureza integra, também, experimentações, nos dias 6 e 7. Assim, das 11h00 às 19h00, será possível realizar passeios de charrete ou a cavalo, por Fão e pelo Parque Natural no Litoral Norte, propostas da Associação Equestre Quinta da Mata Brava. Será igualmente possível, entre as 10h00 e as 18h00, experimentar atividades aquáticas, com canoas e pranchas de “stand-up paddle”, com a PRORIVER.
Ao longo de todo o evento, estará disponível o Espaço Infantil “Brincar à Natureza”, com a colaboração do Curso de Apoio à Infância da Escola Profissional de Esposende e da Esposende Ambiente, um espaço para os mais novos se divertirem e aprenderem, seja a pintar ou a fazer traquinices.
A Feira da Natureza funcionará, no primeiro dia das 18h00 às 22h00, no sábado, entre as 10h00 às 22h00, e, no domingo, entre as 10h00 e as 20h00.
Ainda no âmbito do certame, ao longo de todo o mês, será possível visitar, no Centro de informação Turística, em Esposende, a exposição fotográfica “Aves da restinga do Parque Natural do Litoral Norte”, da autoria de Jorge Silva, da Associação Assobio, que apresenta muitas espécies do estuário do Cávado.