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terça-feira, 14 de junho de 2016

Município de Esposende

Comunidade educativa mostrou projetos no Fórum da Educação 2016

Sob o tema “Humanizar e Transformar”, o Município de Esposende promoveu, ao longo de sete dias, mais uma edição do Fórum da Educação, cujo objetivo principal visa fomentar um maior conhecimento sobre os projetos desenvolvidos por cada comunidade educativa, promovendo o diálogo interinstitucional e a reflexão participada. Assim, foram abordadas diferentes temáticas, tendo presente que a escola desempenha um papel crucial na promoção de espaços de criação, de reflexão e de conhecimento. As tendências ditadas pelas novas tecnologias também focaram o debate, concluindo-se a irreversibilidade destes fenómenos que obrigam à reconfiguração da escola face a estes novos desafios.
“O sucesso do Fórum da Educação 2016 só foi alcançado graças ao envolvimento das escolas que participaram ativamente neste evento e à excelência dos nossos convidados que contribuíram para o envolvimento profissional dos docentes e da nossa comunidade educativa”, sublinhou a vereadora da Educação, Jaqueline Areias.
O painel “A Arte mora aqui! Projetos em comunidade”, levou a palco “AMAReMAR” e “OUPA!”, comissariados, respetivamente, pelos Municípios de Esposende e do Porto. Como explicaram Eva Fernandes e Hugo Cruz, o “AMAReMAR” tem como principais objetivos “promover a inclusão social e potenciar o crescimento pessoal dos cidadãos”. Constituído como “uma proposta de intervenção social através de práticas artísticas, tem como premissa a importância da educação e da cultura na formação e transformação do indivíduo e do coletivo, como verdadeiros instrumentos de coesão social”. Dirigido a toda a comunidade, o projeto tem a sua sede no Bairro da Lagoa, e integra oficinas de teatro, música, ilustração, multimédia e 3D.
Já o “OUPA!”, nascido de iniciativa da Câmara Municipal do Porto, integra o projeto “Cultura em Expansão” que consistiu numa residência artística de quatro meses com jovens no Bairro do Cerco, do Porto. “É um projeto de intervenção social, que mistura alguns artistas da cidade com a comunidade, como a rapper Capicua, o músico André Tentúgal, o videasta Vasco Mendes, entre outros. O grande objetivo do projeto passa por intervir social, cultural e artisticamente para e com a comunidade, procurando a diluição de limites, barreiras culturais, explicou Gisela Borges, coordenadora e mentora do projeto.
Foi ainda apresentado um mural ilustrado, no Bairro da Central, em Esposende, concebido no seio da oficina de ilustração do projeto “AMAReMAR”, orientado pela ilustradora Joana Rosa. A encerrar as atividades, realizou-se no mesmo espaço um ensaio aberto da oficina de teatro, conduzida pelos atores Jorge Alonso e Eva Fernandes, tendo como objetivo partilhar com a comunidade o processo criativo de preparação do espetáculo com o qual culmina a primeira fase de implementação deste projeto, agendado para 30 de agosto.
O primeiro dia foi dedicado aos projetos dos estabelecimentos de educação e ensino do concelho, sob o tema “A Escola como motor de humanização e desenvolvimento”. Neste painel, Manuela Ferreira, da Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, abordou a temática “Promover uma escola humana e curricularmente inteligente na Escola Secundária Henrique Medina”, dando enfoque ao tema da humanização, destacando o papel dessa escola, através do seu projeto educativo, no fomento a excelência para todos e por todos, através de um ensino holístico.
Hugo Direito Dias, como diretor pedagógico da Escola Sementes de Liberdade, apresentou a “Escola Sementes de Liberdade: um caso prático de interdisciplinaridade de temáticas”, focando a intervenção no projeto educativo desta escola que enaltece a inteligência emocional, a interdisciplinaridade de temáticas e o trabalho colaborativo entre alunos, pais e professores, no desenvolvimento integral do aluno.
Por seu turno, Isabel Moreira, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, apresentou o tema “Formar Cidadãos”, tendo abordado as questões da mudança para um estilo de vida mais saudável e harmonioso.
Angélica Cruz, Alice Fangueirinho Pimenta e Manuela Martins, docentes do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, abordaram o tema “(Des)Envolver e Formar”, tendo sido apresentados alguns resultados da avaliação externa desse Agrupamento e do trabalho desenvolvido em prol do sucesso, com a apresentação de diversos projetos temáticos. Denominador comum das comunicações: a importância do trabalho com a comunidade, na comunidade e para a comunidade, com o propósito de alcançar o desenvolvimento integral do aluno.
Por fim, António Conde e João Jaques, da Escola Profissional de Esposende, falaram sobre a temática “Educação Ambiental na Escola Profissional de Esposende”, sob o lema de formar pessoas, cidadãos e profissionais, destacando o importante contributo das parcerias municipais e a promoção de aulas práticas, articulando a temática com a importância da humanização no processo educativo.
Numa ação dirigida aos alunos do 12.º ano, o segundo dia do Fórum da Educação abriu com a Conferência “Trabalhar e Viver no Século XXI”, proferida por José Costa Dantas, do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), que contou com o auditório municipal repleto de jovens muito entusiastas pela abordagem persuasiva e interativa do conferencista. A conferência centrou-se sobre a importância de aprender ao longo da vida, e das diversas aprendizagens que devem ser feitas durante o percurso da vida profissional, para nos mantermos ativos, bem como as competências mais valorizadas no mundo do trabalho. Relacionou ainda esta temática com felicidade, aliando a importância do conhecimento, do saber, com o bem-estar psicológico e importância da relação com os outros e da família, enquanto baluarte da estabilidade integral do ser humano.

O Fórum acolheu o lançamento do livro “Histórias da AJUDARIS’15”, que contou com a forte adesão de alunos e professores do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, co-autores da publicação, e do Clube dos Sorrisos, do mesmo Agrupamento. A sessão contou ainda com a participação musical do Coro Ars Vocalis. Participaram no projeto HISTÓRIAS DA AJUDARIS’15 onze turmas de oito escolas do AE António Rodrigues Sampaio, nomeadamente a Escola Básica (EB) António Rodrigues Sampaio, a EB de Guilheta, a EB de Belinho, a EB de Mar, a EB de Pinhote (1º Ciclo e Jardim de Infância), a EB de Rio de Moinhos, o Jardim de Infância (JI) de Cepães e o JI da EB de Forjães.
Clube dos Sorrisos, do AE António Rodrigues Sampaio Agrupamento de Escolas, com apenas dois anos de existência, enriqueceu a sessão com a sua apresentação pedagócico-lúdica a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
A Conferência “Por uma Educação sem muros nem paredes: do local ao global”, com João Teixeira Lopes, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras e Instituto de Sociologia da Universidade do Porto abordou questões relacionadas com a ligação entre a educação e as novas tecnologias da informação e comunicação, e as implicações no processo educativo.
No debate, os diversos intervenientes falaram sobre o papel da escola na gestão e na orientação dos alunos neste processo de utilização das novas ferramentas informáticas, o papel das redes sociais no processo educativo e na relação com os outros, tendo resultado a ideia da “irreversibilidade” destes fenómenos e da reconfiguração da escola face a estes novos desafios.
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