Outras Páginas

sábado, 12 de dezembro de 2015

Município de Esposende

Município de Esposende 
organizou 1.º Encontro do Programa “Dar Vida aos Anos”

A iniciar as comemorações do 19.º aniversário das Piscinas Foz do Cávado, realizou-se, hoje, 11 de dezembro, o 1.º Encontro do Programa “Dar Vida aos Anos”, no qual marcou presença o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
No Auditório Municipal de Esposende decorreu um primeiro momento, no qual, entre outras atividades, foram entregues as fichas de avaliação física e funcional aos participantes no programa, e, posteriormente, numa unidade hoteleira da cidade, teve lugar o almoço-convívio.
Desenvolvido desde 2005 pela Câmara Municipal e pela empresa municipal Esposende 2000 para os idosos com mais de 65 anos, o programa “Dar Vida aos Anos” contempla a prática de Natação, Hidroginástica, Ginástica de Manutenção das Freguesias e Ginásio. Em 2015, o programa envolveu mensalmente perto de meio milhar de idosos, prevendo-se que, no final do ano, se ultrapassem as 7 mil participações nas várias modalidades.
O Presidente do Município enalteceu os benefícios do programa, tanto a nível físico como psicológico, assinalando que se trata de um trabalho desenvolvido com “muito rigor e responsabilidade”, até pela componente científica que lhe está associada, e destacou também o empenho e a dedicação dos técnicos e “a forma humana como se ligam ao programa”. Expressou uma palavra de felicitação aos idosos pela adesão, considerando que ganham “nova juventude e melhor qualidade de vida”.
Referindo que é competência dos municípios estar próximo das populações e dar resposta aos seus anseios, Benjamim Pereira referiu que o “Dar Vida aos Anos” conjuga vários fatores, desde a questão social à rentabilização das infraestruturas, garantindo que “este tipo de projetos é, sem dúvida, para continuar”. Deu nota de que o Município desenvolve uma multiplicidade de atividades direcionadas para a comunidade idosa e que estas têm vindo a registar cada vez maior adesão.

Terminou a sua intervenção com agradecimentos aos técnicos do programa e aos Presidentes de Junta de Freguesia, salientando que “a sua colaboração é determinante”, e expressou uma palavra de reconhecimento ao Conselho de Administração da Esposende 2000 pelo trabalho que tem vindo a desenvolver, fazendo questão de assinalar que nas empresas municipais de Esposende impera a boa gestão. Concluiu expressando votos de Boas Festas a todos os presentes.
Coube ao Presidente do Conselho de Administração da Esposende 2000 dar as boas vindas aos participantes neste 1.º Encontro do “Dar Vida aos Anos”, e dar nota dos objetivos do programa que, este ano, atingiu um número recorde de participantes. “Será sempre preferível investir no desporto e noutros hábitos de vida saudáveis do que gastar mais tarde em medicamentos ou no sistema de saúde”, vincou Manuel Losa.
Revelou que é intenção da Esposende 2000 elaborar um regulamento que permita distinguir os participantes do “Dar Vida aos Anos” que se evidenciarem em termos de avaliação e desempenho. Aproveitou a oportunidade para lançar o desafio de tornar Esposende a primeira cidade olímpica do país dos desportos adaptados para a terceira idade, sustentando que o Município dispõe de técnicos referenciados e de parcerias com universidades que garantem a base técnica e cientifica para a implementação do projeto, ideia que foi bem acolhida pelo Presidente Benjamim Pereira. Concluiu a sua intervenção com agradecimentos a todos quantos contribuem para o sucesso do programa “Dar Vida aos Anos”, bem como aos convidados que abrilhantaram a sessão, nomeadamente à Universidade Autodidata de Esposende, que apresentou apontamentos de teatro e poesia, ao poeta-trovador Álvaro Maio e ao cantor Rui Nova.
Na sessão foi exibido um filme alusivo ao “Dar Vida aos Anos” e foram apresentados vários testemunhos de idosos, enaltecendo o programa e a sua mais valia no plano físico e psicológico. Tadeu Santamarinha, técnico da Esposende 2000, apresentou uma resenha histórica do programa, e José Vilaça, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que desenvolveu um estudo sobre o “Dar Vida aos Anos”, falou sobre a importância do exercício físico na terceira idade.