Outras Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Câmara Municipal de Esposende

Município de Esposende identifica monumentos da cidade
A Câmara Municipal de Esposende está a proceder à colocação de suportes de sinalização e informação dos elementos patrimoniais de maior relevância da cidade. A medida abrange a colocação de sinalização em duas línguas, português e inglês, em 24 locais, desde monumentos a locais de interesse e esculturas.
Sendo o turismo uma atividade económica de grande importância para o Município, uma vez que possui vários atrativos de reconhecida importância e qualidade, torna-se essencial dar as devidas orientações e condições de acolhimento a quem visita o concelho. Para além da vertente turística, esta medida revela-se importante também a nível cultural, na medida em que identifica e apresenta, sucintamente, os monumentos e locais, proporcionando o conhecimento destes ícones da História local.

Assim, já foi colocada informação, adequada e eficiente, na Igreja Matriz, na Igreja da Misericórdia/Capela dos Mareantes, na Capela do Senhor dos Aflitos, na Capela de S. João Baptista e Cruzeiro, na Capela Nossa Senhora da Saúde, no Fontanário da Igreja, no Chafariz da Catraia, no Hospital Valentim Ribeiro, nos Paços do Concelho, no Teatro Club/Museu Municipal, na Estação de Socorros a Náufragos/Museu Marítimo e no Pelourinho. Estão ainda identificados os Bustos de António Correia de Oliveira, António Rodrigues Sampaio e Henrique Medina, e as estátuas de D. Sebastião e do Padre Sá Pereira, bem como a escultura Temenos.
No âmbito deste processo serão ainda sinalizados com informação o Forte de São João Baptista, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, o Palacete de Valentim Ribeiro da Fonseca, o Monumento ao Homem do Mar e as esculturas “Figura” e “Cavaleiro”.
Este projeto complementa a sinalização do Percurso Pedestre Urbano “Caminho dos Mareantes”, implementada no âmbito de uma candidatura de financiamento ao programa NaturMinho, da CIM Cávado. A inauguração deste percurso, bem como do “Caminho da Memória”, em Fão, ocorrerá no dia 26 de setembro, integrado nas comemorações do Dia Mundial do Turismo.