Outras Páginas

terça-feira, 24 de março de 2015

124.º aniversário da AHBVE

 Comemorações do 124.º aniversário da AHBVE
Município apoia Bombeiros Voluntários de Esposende
na aquisição de ambulância
Por ocasião das comemorações do 124.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende., que decorreram nos dias 21 e 22 de março, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende manifestou total disponibilidade para continuar a apoiar a instituição.






Na habitual sessão de apresentação de cumprimentos, realizada ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal felicitou a Associação pela passagem de mais um aniversário e elogiou a sua ação no plano da proteção civil, afirmando que é “um consolo e satisfação saber que o Município está bem servido”, incluindo nesse reconhecimento a corporação de Fão.

Benjamim Pereira reconheceu que as corporações de bombeiros enfrentam atualmente dificuldades de diversa ordem, que se prendem, por um lado, com a alteração do quadro de financiamento, e, por outro, com a escassez de recursos humanos, agravada pelo aumento da emigração. Sobre esta questão em concreto, o Autarca manifestou abertura para estudar com as corporações um modelo de financiamento que possa ajudá-las a captar novos voluntários. Em jeito de desabafo, referiu que seria bom que houvesse por parte da Administração Central a mesma disponibilidade para encontrar soluções tendentes a resolver o problema.

Num quadro de dificuldades, o Presidente Benjamim Pereira lembrou que o Município reforçou o apoio às corporações do concelho e que tem atendido também aos pedidos de apoio pontuais, assegurando que o Município continuará, dentro da sua disponibilidade, a atender às solicitações dos Bombeiros Voluntários. Em jeito de prenda, deixou a garantia de que o Município atribuirá uma comparticipação financeira para a recente aquisição de uma nova ambulância.

Agradeceu a permanente disponibilidade e colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende para com o Município e deixou palavras de incentivo aos soldados da paz, extensiva aos órgãos sociais, pelo trabalho desinteressado em prol da instituição.

Em representação do Presidente da Assembleia Geral da instituição, ausente da cerimónia, usou da palavra o Presidente da Direção, Agostinho Teixeira, para agradecer a receção do Presidente da Câmara Municipal e o apoio que o Município tem dado aos bombeiros. Agostinho Teixeira lamentou a falta de voluntários pedindo “redobrada atenção” para esta questão e expressou total disponibilidade para continuar a servir a população do concelho, prometendo lealdade, prontidão e eficiência nessa missão.

A sessão de apresentação de cumprimentos foi antecedida de uma missa, na Igreja Matriz de Esposende, solenizada pelo Grupo Coral de Esposende, em sufrágio de Bombeiros, Dirigentes e Benfeitores já falecidos e da romagem ao cemitério de Esposende. Já da parte de tarde, teve lugar a romagem ao cemitério de Belinho e a Sessão Solene no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Esposende, e, a encerrar o programa festivo realizou-se o habitual Jantar-convívio, numa unidade hoteleira, em Esposende.

O programa comemorativo do 124.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Esposende incluiu, ainda, um Concerto pela Orquestra de Sopros e coro masculino da Banda de Música de Antas, no dia 21, no Auditório Municipal de Esposende.