Outras Páginas

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Tinturaria Lipaco cria cerca de 30 postos de trabalho

 Presidente da Câmara Municipal inaugurou nova unidade industrial no concelho


O Presidente da Câmara Municipal de Esposende anunciou que 2015 vai ser o ano de arranque do projeto de desenvolvimento económico do concelho. Benjamim Pereira falava na inauguração da Tinturaria Lipaco, uma nova unidade industrial criada por esta empresa de fabrico de linhas para confecção, instalada na zona industrial de Esposende, cerimónia que teve lugar ontem, 11 de dezembro, dia em que a Lipaco festejou o 27.º aniversário.

“A partir de janeiro vamos dedicar toda a nossa atenção e toda a nossa energia a esta área”, afirmou o Autarca, dizendo que estão em perspetiva um conjunto de ações e de projectos, materializando, assim, uma das suas bandeiras eleitorais, o desenvolvimento económico e, consequentemente, a criação de emprego. Apontou, a título de exemplo, a criação de um Centro de Negócios, a desenvolver em parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), um projeto que pretende reunir, num mesmo espaço, vários conceitos, diferentes parceiros e sinergias, com o intuito de dar visibilidade à indústria do concelho.
O Presidente da Câmara Municipal deu nota de que a revisão do PDM (Plano Diretor Municipal), cujo processo se encontra na fase final, permitirá a fixação de um conjunto de novas unidades industriais e a ampliação de outras, possibilitando a tão desejada e necessária dinâmica económica.
Uma publicação de e para o setor económico está também nos planos da Câmara Municipal que, por esta via, pretende dar visibilidade aos empresários e produtos locais e manter informadas as empresas sobre, por exemplo, os incentivos aos diferentes setores da economia.
A realização de conferências temáticas é outra das atividades previstas, a desenvolver em parceria com o GTI - Gabinete de Apoio Técnico ao Investimento, S.A., a primeira das quais ocorrerá no dia 15 de janeiro e abordará a vertente do turismo, contando com a presença do Secretário de Estado do Turismo.
A propósito da elaboração do Plano de Desenvolvimento Económico do concelho, Benjamim Pereira disse que espera contar com a colaboração e contributo dos vários agentes económicos do concelho. Adiantou que estão previstos incentivos à criação de empresas, que serão tanto mais vantajosas quanto maior for o número de postos de trabalho, lembrando, contudo, que o Município tem tido uma política constante de apoio às empresas, de que são exemplo a não aplicação de Derrama e o baixo IMI que, em 2015, se situará em 0,32%.
Aproveitando a circunstância, o Presidente da Câmara Municipal deu conta de um recente decreto lei, que possibilitará às indústrias e unidades de pecuária que se encontram em “situação de não completa legalidade” regularizarem a sua situação, com possibilidade também de poderem aceder a fundos comunitários, “uma janela de oportunidade” que terá a duração de um ano, referiu.
Na sua intervenção, Benjamim Pereira manifestou a sua satisfação pela implementação de mais uma empresa no concelho, que permitiu criar quase três dezenas de postos de trabalho. O Autarca saudou o “espírito inovador e a coragem” do empresário Jorge Pereira e expressou palavras de incentivo, dizendo que “investir, criar emprego e realizar-se na sua terra é também uma forma de amar Esposende”.
Jorge Pereira agradeceu, na pessoa do Presidente Benjamim Pereira, o apoio do Município na instalação da sua nova empresa, que apontou como uma “unidade única e de referência em Portugal” no tingimento de fio e que se traduziu num investimento de 1,5 milhões euros. O empresário notou que, “no pico da crise”, partiu para a internacionalização, procurando estar ao nível dos melhores, tendo procurado inteirar-se das melhores práticas, o que lhe possibilitou ganhar escala para poder responder às solicitações.
Muitos elogios e palavras de incentivo ouviram-se de todos os intervenientes na cerimónia inaugural, nomeadamente do Presidente da ACICE (Associação Comercial e Industrial de Esposende), José Faria, do Presidente da ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal), Paulo Vaz, e do representante do IAPMEI, Jorge Oliveira. Todos salientaram o espírito empreendedor de Jorge Pereira, antevendo um futuro promissor para a nova empresa.