Outras Páginas

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

“Os Verdes”

Amanhã no Parlamento
Projeto de Resolução do PEV pela classificação do Mosteiro de São Martinho de Tibães como Monumento Nacional 
“Os Verdes” entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que reconheça e classifique como Monumento Nacional o Mosteiro de São Martinho de Tibães, localizado na freguesia de Mire de Tibães, concelho de Braga.

O Mosteiro de São Martinho de Tibães faz parte do património histórico, artístico, cultural e arquitetónico nacional, sendo dos edificados mais emblemáticos da região minhota. Fundado em finais do século X, inícios do século XI, viria a transformar-se, mais tarde, na Casa Mãe de todos os mosteiros beneditinos e centro difusor de culturas. A relevância do Mosteiro de Tibães mede-se, também, pelo papel que desempenhou como "estaleiro-escola", influenciando a produção de arquitetos, mestres pedreiros, carpinteiros, entalhadores, douradores e escultores, entre outros.


Apesar do seu inestimável valor patrimonial, o Mosteiro está apenas classificado como Imóvel de Interesse Público, sendo que apenas uma parte do edificado se encontra classificado como Monumento Nacional.

Pela sua relevância, que transcende a esfera regional, o PEV considera que a classificação do Mosteiro de São Martinho de Tibães enquanto Imóvel de Interesse Nacional, ou seja, de Monumento Nacional, permitirá garantir a salvaguarda deste complexo nas suas diversas vertentes patrimoniais e, por isso, “Os Verdes” entregaram no Parlamento a presente iniciativa legislativa que será discutida amanhã, dia 17/12, na Assembleia da República, a partir das 15.00h.

Anexo: Projeto de Resolução de “Os Verdes”

O Grupo Parlamentar “Os Verdes”,


Lisboa, 16 de Dezembro de 2014