Outras Páginas

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Município de Esposende promoveu observação de aves na Observanatura


O Município de Esposende, em parceria com a empresa Oporto Birdwatching Tours, marcou presença na Observanatura, a mais importante feira de turismo de natureza realizada em Portugal, que decorreu nos dias 10 e 11 de outubro, em Setúbal. 
Esta participação possibilitou o contacto com operadores e empresas na área do turismo ornitológico e da natureza nacionais e internacionais, abrindo caminho a novos mecanismos de divulgação e promoção de Esposende como destino turístico para observação de aves. 

Nas reuniões com empresas espanholas e portuguesas de observação de aves e consultores na área do turismo de natureza foi possível tomar conhecimento de um conjunto de ferramentas que facilitarão a promoção desta vertente turística do Município. Surpreendidos com as potencialidades do concelho de Esposende para a observação de aves, os operadores alemães e holandeses manifestaram disponibilidade para fomentar contactos tendentes a captar turistas de ambos os países.

O facto de Esposende possuir um dos melhores guias de observação de aves nacionais e ter o reconhecido fotógrafo da natureza Carlos Palma Rio associado a este projeto, a que acresce um estuário com mais de 180 espécies de aves e um enquadramento geográfico perfeito, foi encarado com surpresa pela maior parte dos visitantes, que demonstraram grande interesse em conhecer o concelho de Esposende, o único do norte do país representado neste certame e que, talvez por isso, tenha sido um dos stands em que a visita do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza e a da Presidente do ICNF mais atenções concentrou.

Esta participação permitiu a promoção de Esposende como principal destino para observação de aves na região norte, pela sua localização geográfica, pela biodiversidade, pela variedade de espécies, assim como por tudo o que consegue oferecer paralelamente a esta atividade, nomeadamente a gastronomia, o património cultural, a náutica, a praia, os rios, a paisagem, entre outros atrativos.

Esta primeira participação de Esposende na Observanatura saldou-se muito positiva, permitindo perceber que uma atitude proativa em relação à captação de turistas é a postura mais adequada.