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sábado, 7 de junho de 2014

Os desafios da Educação debatidos em conferência com o ex-Ministro da Educação David Justino



Os desafios futuros da Educação foram o tema central da Conferência que David Justino, ex-Ministro da Educação e atual Presidente do Conselho Nacional de Educação, proferiu no âmbito do Fórum da Educação 2014 do Município de Esposende, e na qual o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, assumiu o papel de moderador.

A conferência “Educação: desafios futuros” decorreu no dia 4 de junho, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, e registou uma forte adesão, desde docentes, representantes de associações de pais, diretores de agrupamentos de escolas a pais e encarregados de educação e eleitos locais. O Presidente do Município saudou a presença de tão vasta plateia, dizendo-se “honrado” pelo interesse dos presentes, passando a apresentar o orador, que foi Ministro da Educação e é licenciado em Economia e doutorado em Sociologia, sendo professor associado com agregação em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

David Justino centrou a sua intervenção sobre o papel da educação como motor de desenvolvimento e como instrumento de construção para o futuro. O ex-governante entende que a escola deve preparar os jovens para pensar e refletir sobre como é que deverão enfrentar as incertezas e os desafios que o futuro lhes coloca, considerando que, neste sentido, a escola deverá transmitir conhecimento.

Admitindo que o currículo é uma organização racional dos conhecimentos, considerou que o ponto fulcral é como organizar os conhecimentos numa era de incerteza. A educação permite manter a coesão social, assegurar a liberdade e manter a ordem moral, referiu, acrescentando que para enfrentar o futuro se deve educar as crianças para que se tornem cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, pessoas livres, conscientes do seu papel na sociedade. David Justino referiu que a educação só pode responder centrando-se primeiramente nas aprendizagens, no saber pensar, na capacidade de abstração, no domínio dos saberes fundamentais, no conhecimento teórico codificado, na diversidade cultural. Referiu-se à educação como um sistema mais diferenciado e mais aberto ao mundo, mas também como um sistema mais descentralizado e mais próximo das comunidades, das famílias e dos cidadãos.

Em termos de política educativa, o antigo Ministro da Educação enfatizou a importância do planeamento e da construção de uma escola orientada para o sucesso e para a equidade. Falou da importância do papel do professor como sendo a figura mais importante do processo educativo.

O Presidente da Câmara Municipal agradeceu ao conferencista a sua brilhante intervenção e manifestou a sua preocupação quanto ao processo de transferência de competências para o poder local, ao nível da educação.

Proporcionou-se ainda um espaço de debate, bastante participado por parte do público presente, expressando o interesse da comunidade em geral e dos diversos agentes educativos em particular às questões da educação.

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