Outras Páginas

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Festa dos Santos Populares do Município de Esposende mobilizou 1300 idosos

Festa dos Santos Populares do Município de Esposende mobilizou 1300 idosos

No âmbito da sua política social, a Câmara Municipal de Esposende proporcionou um dia de festa, com muita alegria e animação, a cerca de 1300 idosos do concelho, através da Festa dos Santos Populares que decorreu na Quinta da Malafaia, em Antas, no passado dia 7 de Junho.
         
Na ementa não faltaram as sardinhas e a festa fez-se num ambiente de grande alegria e salutar convívio, com os idosos a assumirem o protagonismo ao presentearem os presentes com o desfile das marchas populares. Nesta oitava edição participaram as marchas da Santa Casa da Misericórdia de Fão, Associação Cultural Artística Recreativa de Forjães, Associação Social Cultural Recreativa Apúlia /Junta de Freguesia de Apúlia, Santa Casa da Misericórdia de Esposende, Centro Social da Juventude Unida de Marinhas /Junta de Freguesia Marinhas, Centro Social e Paroquial de Curvos/ Junta de Freguesia de Curvos, Centro Comunitário de Vila Chã /Junta de Freguesia e do Grupo de Solidariedade Social de Antas /Junta de Freguesia de Antas. Este foi um dos momentos altos da festa, que reflectiu o empenho e a dedicação dos idosos, sendo o corolário de uma iniciativa que proporcionou o convívio e a interacção entre os participantes.

De resto, não faltou a música e a animação, convidando todos a desfrutar da festa, que durou largas horas e que, mais uma vez, foi do agrado de todos. Os mais velhos fizeram mesmo questão de agradecer, publicamente, ao Presidente da Câmara Municipal por esta iniciativa e pela realização de todo um conjunto de actividades que, para além de contribuírem para o envelhecimento activo, constituem uma forma de valorizar os idosos. 

A elevada adesão a esta Festa expressa o agrado com que os idosos acolhem este tipo de iniciativas, que o Presidente da Câmara Municipal de Esposende assumiu como “uma atitude de agradecimento e de homenagem àqueles que, na sua vida privada ou em funções públicas, contribuíram para o desenvolvimento do concelho”. João Cepa defendeu a continuidade deste tipo de eventos atendendo à relevância que assumem na promoção de um envelhecimento mais activo e no combate ao isolamento social, promovendo, simultaneamente, o convívio entre os idosos.


O Autarca lembrou que, no próximo mês de Setembro, a Câmara Municipal leva a efeito mais uma edição da Festa do Idoso, com a realização do tradicional passeio ao Santuário de Fátima, convidando os presentes a marcar presença na iniciativa. Aproveitou a oportunidade para agradecer aos idosos o carinho, estima e consideração com que o brindaram ao longo dos seus quinze anos de presidência. Terminou a intervenção expressando votos de saúde e de felicidade aos idosos, deixando ainda agradecimentos a todos quantos contribuíram para a realização da Festa dos Santos Populares 2013, nomeadamente às instituições e Juntas de Freguesia, não esquecendo o apoio dos Bombeiros e da Cruz Vermelha.

Além de se enquadrar na política social do Município, a Festa dos Santos Populares integra o programa Envelhecimento Activo, que está a ser desenvolvido no âmbito da Rede Social do concelho e que inclui a realização, ao longo do ano, de um conjunto de actividades de diversa índole, desde iniciativas lúdicas, recreativas, desportivas, musicais a culturais e desportivas.


Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário