Outras Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2013

Projecto da Câmara Municipal de Esposende “O Chef vai à Escola” em livro


Integrado na iniciativa “Março com Sabores do Mar”, decorreu, esta manhã, no Auditório Municipal de Esposende, com sala cheia, a apresentação do livro “O Chef vai à Escola”.


Esta publicação é resultado do projecto “O Chef vai à Escola”, que a Câmara Municipal está a desenvolver junto das instituições e estabelecimentos de educação e ensino do concelho, com o intuito de fomentar uma alimentação saudável e promover o consumo de peixe. O livro é composto pelas receitas dos Chefes participantes e dicas sobre uma alimentação equilibrada, sendo ilustrado com desenhos das crianças das escolas e instituições que aderiram ao projecto e por fotografias das visitas dos Chefes.

Numa sessão informal, as crianças da Escola Básica de Apúlia presentearam os presentes com uma canção sobre a Roda dos Alimentos, enquanto que as crianças do Jardim-de-Infância de Fonte Boa interpretaram o tema “O meu pequeno almoço”.

Aos alunos Francisco Ferreira e Joana Fernandes, do Centro Escolar de Fão, coube a tarefa de entrevistar três dos Chefes que participaram no projecto, nomeadamente Daniela Morais, Elisa La Fuente e Ilda Costa, procurando saber as razões da escolha da profissão, a selecção das ementas, entre outras curiosidades. Paula Peliteiro e Ivo Loureiro foram os outros Chefes que integraram esta iniciativa e também estiveram presentes nesta sessão, tendo o Chef Ivo Loureiro felicitado a Câmara Municipal pelo projecto, contribuindo para sensibilizar e educar os mais pequenos para uma alimentação saudável.

Sujeito à curiosidade dos mais novos, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, respondeu também a algumas questões, neste caso de duas crianças do Centro Social da Paróquia de Curvos. Eduarda Oliveira e Isabel Fernandes quiseram saber como nasceu o projecto “O Chef vai à Escola”, quais as preferências gastronómicas do Vice-Presidente, entre outros aspectos. 

Benjamim Pereira explicou que a iniciativa de motivar os mais jovens para uma alimentação saudável nasceu em 2005, sendo que, desde então, a Autarquia tem vindo a desenvolver um conjunto de acções nesse sentido, tendo estabelecido diversas parcerias. O Autarca aproveitou a oportunidade para agradecer aos parceiros Centro de Saúde de Esposende e SONAE/Continente, e aos Chefes, assim como às escolas e instituições do concelho que acolheram a iniciativa e a todos quantos colaboram com o projecto, que, referiu, irá dar frutos no futuro, seja por contribuir para uma alimentação saudável dos mais jovens, seja motivando-os para a gastronomia.

O Vice-Presidente da Câmara deixou a garantia de que este projecto é para continuar e reforçar, alargando-o a outros públicos, e aproveitou para passar aos mais novos a mensagem de que devem manter uma alimentação saudável para manterem a saúde e o bem-estar.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário