Outras Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Loja Social Rede Solidária assinalou um ano de actividade



A Loja Social Rede Solidária assinalou ontem um ano de actividade. Foi precisamente a 11 de Dezembro de 2011 que este espaço, criado no âmbito da Rede Social do concelho de Esposende, foi inaugurado, envolvendo a parceria de 39 entidades e afirmando-se como uma rede de partilha e solidariedade de toda a comunidade.

A Loja Social surgiu como uma estratégia de desenvolvimento social integrado, direccionado para a população mais vulnerável, que, por este meio, pode ter acesso a determinados bens, a título gratuito, conforme as suas necessidades. Actualmente, e para a comunidade em geral, a Loja prevê também a possibilidade de troca de todo o tipo de bens, o que permitiu já a troca de 3 500 bens diversos. 
 
Além de possibilitar a rentabilização dos recursos disponíveis no concelho, eliminando sobreposições na intervenção e permitindo um melhor planeamento entre serviços e entidades, a Loja Social tem-se afirmado como uma resposta social relevante, que, até data, tem apoiado cerca de 300 famílias.

Neste primeiro ano de funcionamento, a Loja Social contou com cerca de 400 doações, que se traduziram em aproximadamente 86 000 bens, entre eles vestuário, alimentação, brinquedos, livros e calçado, sendo que se agradece à comunidade o seu indispensável contributo.


Realce-se o papel relevante dos parceiros, nomeadamente Juntas de Freguesia, IPSS’s, Escolas, Associações Comerciais, Associações de Pais, as Empresas Municipais, entre outros, bem como do Banco Local de Voluntariado, que disponibilizou a este projecto cerca de 900 horas.

Localizada no Parque Empresarial de Esposende, face à EN103-1, a Loja Social Rede Solidária funciona à segunda e quarta-feira, das 14h00 às 18h00, e ao sábado, das 15h00 às 18h00, para a recepção dos bens e distribuição dos bens.

Ontem, a título excepcional e como forma de assinalar o 1.º aniversário, a Loja Social esteve de portas abertas, convidando a comunidade a visitar o espaço.
Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário