Outras Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Câmara Municipal de Esposende lançou concurso público do Centro de Informação Turística



A Câmara Municipal de Esposende lançou, recentemente, o concurso público da empreitada de remodelação do edifício do Posto de Turismo de Esposende, que vai acolher o Centro de Informação Turística (CIT) de Esposende.

O CIT é uma loja interactiva de turismo de última geração, que integrará a rede de lojas interactivas em implementação pela Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP). 
Com um prazo de execução de cinco meses, a obra representa um investimento de cerca de 247 mil euros, dos quais 85% serão financiados por fundos comunitários, através do Programa Operacional da Região Norte – ON.2. 

A intervenção prevê a remodelação e adaptação do edifício do antigo Posto de Turismo, localizado na Avenida Eng.º Eduardo Arantes e Oliveira (Av Marginal), próximo das Piscinas Municipais Foz do Cávado, numa zona privilegiada da cidade, em termos de localização.

A loja disporá de três áreas, nomeadamente zona de atendimento, auditório e espaço multiusos, integrando ainda áreas destinadas a serviços, designadamente copa, escritório, arrumos, sala de reuniões e instalações sanitárias. 

Na zona de atendimento será instalado o equipamento interactivo e todos os serviços destinados ao acompanhamento dos visitantes. O auditório existente sofrerá obras de remodelação para poder funcionar como sala de promoção e reunião, dispondo também de um espaço expositivo. Pretende-se que o espaço multiusos funcione com uma espécie de nicho das empresas de animação turística do concelho, que aí terão oportunidade de fazer a sua promoção e negócios. O Centro de Informação Turística terá ainda a particularidade de ter à venda produtos locais e artesanato do concelho.

No exterior do edifício serão colocados os elementos comuns a todos os Centros de Informação Turística, nomeadamente o Totem, que poderá simular os serviços da loja de Turismo durante 24 horas por dia e 365 dias por ano, mesmo quando esta se encontra fechada, e o PDF (publicidade de dupla face) que será o primeiro ícone de identificação da loja.

O conceito de Loja Interactiva de Turismo, idealizado pela Turismo do Porto e Norte de Portugal, pretende marcar uma nova fase na promoção da região, criando uma rede de informação turística através de espaços interligados virtualmente, que irão disponibilizar aos visitantes dados sobre a oferta de toda a região e não apenas informação local relativa ao município onde a loja está instalada, como acontece com os actuais postos de turismo.

Será um espaço onde o turista poderá ter acesso a todos os serviços necessários à sua viagem e estada na região, desde proceder à reserva de um quarto de hotel, efectuar a marcação de uma mesa num restaurante da região, comprar um bilhete para um espectáculo, alugar uma viatura ou consultar os horários de funcionamento dos diversos museus e monumentos, entre outras opções.

Pretende-se, assim, que a região no seu todo, os seus produtos, os seus monumentos, os seus valores naturais, a sua gastronomia, a sua gente, se mostre ao turista, em cada Loja Interactiva de Turismo, como se estivesse de facto a percorrê-la, permitindo-lhe ver, sentir, ouvir, saborear e experimentar o Norte de Portugal.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário