Outras Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Câmara Municipal de Esposende doa lotes ao Centro Social de Curvos para ajudar a custear obras



O Presidente da Câmara Municipal de Esposende deslocou-se, ontem, a Curvos, para formalizar a doação de quatro lotes de terreno ao Centro Social
 da Paróquia de Curvos.

A cerimónia de assinatura da escritura decorreu na Sede da Junta de Freguesia, perante uma sala completamente lotada, e traduziu-se no cumprimento da promessa feita pelo Autarca João Cepa à instituição de apoio às obras de remodelação e ampliação do Centro Social. Compete agora à instituição proceder à alienação dos lotes, de modo arrecadar a verba necessária para custear as obras efectuadas, num montante que deverá rondar os 75 mil euros.

O Presidente da Câmara Municipal elogiou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, no plano social, pelas instituições do concelho e, atendendo à realidade actual, que aponta para um número cada vez menor de crianças e uma população cada vez mais envelhecida, defendeu a necessidade de reforçar a aposta no apoio à terceira idade. Manifestou a convicção de que “pela dinâmica que esta instituição tem tido, não tenho a menor dúvida de que continuará a desenvolver esse trabalho extremamente meritório”, independentemente da mudança que se perspectiva com a fusão da freguesia de Curvos com a de Palmeira de Faro. A Reforma Administrativa mereceu, mais uma vez, as críticas de João Cepa. “Ninguém deveria poder ser deputado ou membro do governo sem pelo menos ter passado por uma Junta de Freguesia ou por uma Câmara Municipal, para saber o que são os verdadeiros problemas das pessoas e o que representa uma freguesia e uma Junta de Freguesia para a população”, afirmou, apelando aos presentes para que preservem as tradições, o património e a história de Curvos.

O Autarca deixou críticas também à lei da limitação de mandatos dos autarcas que o impede de voltar a candidatar-se, lamentando que a vontade da população tenha sido substituída por uma lei, que, no entanto, notou, não limita os mandatos aos deputados, que aprovaram essa mesma lei.

Orgulhoso do trabalho feito, lembrou que o Município de Esposende tem as contas em dia, situação que “vai continuar até ao final deste mandato”, assegurou, lembrando, contudo, que a conjuntura actual impõe uma gestão cada vez mais rigorosa, obrigando a eleger os investimentos verdadeiramente prioritários. No que respeita à freguesia de Curvos, o Presidente da Câmara Municipal entregou uma “prenda de Natal antecipada” ao Presidente da Junta: a garantia de que o Orçamento do Município contempla a realização de duas intervenções, nomeadamente a ampliação do Cemitério Paroquial e a execução da cobertura do Campo Polidesportivo. O anúncio foi saudado com uma expressiva salva de palmas e, a terminar a sua intervenção, João Cepa quis deixar uma mensagem de esperança, fazendo ver a necessidade de encarar o futuro com optimismo “porque só assim podemos contribuir para um Portugal melhor”.

O Presidente da Direcção do Centro Social da Paróquia de Curvos, Padre Armindo Patrão, exprimiu a sua satisfação pelo apoio do Município à instituição que, naquela freguesia, garante o apoio social a 235 utentes, nas diversas valências, desde a infância à terceira idade. “Belo e nobre gesto que muito apreciamos, aplaudimos e agradecemos”, afirmou. Enaltecendo o trabalho desenvolvido quer pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, quer pelo Autarca de Curvos, Mário Fernandes, o Padre Armindo Patrão lamentou que não possam voltar a candidatar-se e referiu que “apesar do futuro próximo das freguesias ser ainda incerto, o Centro Social de Curvos terá um futuro risonho”.

O Presidente da Junta de Freguesia enalteceu, por seu lado, o apoio da Autarquia ao Centro Social, dirigindo uma palavra especial de agradecimento ao Presidente João Cepa por “mais esta prova de confiança” à instituição, a quem teceu rasgados elogios.

Palavras de agradecimento ao Presidente da Câmara Municipal, ao Autarca de Curvos e ao Presidente do Centro Social ouviram-se pela voz de algumas crianças, que agraciaram estes responsáveis com diversas lembranças. Após a sessão, decorreu a visita à exposição de trabalhos manuais executados pelos utentes das várias valências do Centro Social de Curvos, patente na Sede da Junta de Freguesia.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário