Dia Internacional do Voluntariado assinalado em Esposende
O Dia Internacional do Voluntariado, que se comemorou ontem, 5 de Dezemb ro, foi assinalado pela Câmara Municipal de Esposende, através do Banco Local de Voluntariado, com a realização do workshop “Voluntariado e Cidadania”.
Esta acção decorreu na Casa da Juventude e pretendeu promover a reflexão sobre o voluntariado no contexto da sociedade actual e proporcionar aos participantes o conhecimento sobre os principais conceitos relacionados com o voluntariado, prática e modo de funcionamento.
Assim, foram apresentados alguns projectos em que a intervenção do voluntário em particular e do voluntariado em geral é essencial, nomeadamente a Liga dos Amigos do Hospital Valentim Ribeiro, a Associação Esposende Solidário e o Albergue de Peregrinos A Recoleta, de Tamel S. Pedro Fins – Barcelos.
Na primeira intervenção, sobre “Voluntariado na área da saúde”, Hermínia Bacelar, da Liga dos Amigos do Hospital de Esposende, apresentou o grupo de voluntários que coordena e explicou o trabalho que desenvolvem naquela unidade hospitalar, aos mais diversos níveis. Falou sobre os direitos e deveres do voluntário, assinalando a importância do compromisso, e deixou a garantia de que o voluntário acaba por receber sempre mais do que aquilo que dá.
Sobre o “Voluntariado na área social” falou, em representação da Associação Esposende Solidário, Teresa Vieira, que defendeu também que o trabalho voluntário deve ser regulado e planeado e assinalou que as associações do concelho ainda não estão a rentabilizar o voluntariado. Relativamente à Esposende Solidário, Teresa Vieira apresentou dois casos concretos, cujos voluntários estiverem presentes e falaram sobre as suas práticas, garantindo que é positiva a experiência.
Neste workshop, falou-se também sobre “Voluntariado na área da comunidade”, concretamente no Albergue de Peregrinos A Recoleta, de Tamel S. Pedro Fins, Barcelos, um equipamento que se encontra em funcionamento desde Abril do ano passado e que é um caso de sucesso ao nível do voluntariado. Cláudio Brochado deu a conhecer o projecto de voluntariado que está a ser desenvolvido, que integra a participação de 21 voluntários, dos 16 aos 65 anos, que colaboram nas mais diversas tarefas, desde o acolhimento dos peregrinos até à dinamização da horta biológica do Albergue.
Na ab ertura da sessão, a Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal referiu a importância do voluntariado e o papel que os voluntários representam na sociedade, que, atendendo à actual conjuntura, ganha ainda maior relevo. Raquel Vale aproveitou a oportunidade para agradecer a colab oração dos voluntários que participaram na campanha de solidariedade de recolha de b ens alimentares para as famílias carenciadas do concelho, acção dinamizada pela Rede Social do concelho, que decorreu entre os dias 1 e 4 de Dezemb ro. A Vereadora referiu ainda que a Loja Social, que é inaugurada no próximo domingo, no Parque Empresarial de Esposende, vai contar com a colab oração dos voluntários para a sua operacionalização.
Refira-se que o Banco Local de Voluntariado de Esposende conta, actualmente, com 108 voluntários, com idades compreendidas entre os 16 e os 80 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário