Outras Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Município de Esposende desafia idosos a “Dar vida aos anos”



Está a decorrer, desde o início deste mês e até Junho de 2012, mais uma edição do programa “Dar vida aos anos”, que desafia a população idosa do concelho a praticar actividade física como forma de prevenir doenças, contrariar o sedentarismo e o isolamento, adquirindo maior autonomia e melhor qualidade de vida.

O projecto, da responsabilidade da Câmara Municipal e da empresa municipal Esposende 2000, é desenvolvido desde 1998 e contempla a prática de natação e hidroginástica, ginásio e ginástica de manutenção sob a forma de aulas de grupo.

Face a uma adesão cada vez mais crescente, o programa ganhou dimensão e foi descentralizado. Assim, além das sessões de natação e hidroginástica, que ocorrem nas Piscinas Municipais de Forjães e Piscinas Foz do Cávado, e do treino da força no ginásio, são também desenvolvidas sessões de ginástica nas freguesias do concelho, nomeadamente nas sedes de junta e/ou instituições com valências para a terceira idade.

Com esta aposta, pretende-se contribuir para aumentar a interacção social, diminuir o isolamento e aumentar os níveis de independência e autonomia dos idosos. Ocupar os tempos livres e promover o bem-estar desta franja da população são também objectivos do programa que, sob o ponto de vista da saúde, visa aumentar a aptidão cardiovascular, aumentar os níveis de força e resistência musculares e manter e/ou atenuar a perda de flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

O Programa “Dar vida aos anos” conta com a colaboração das Juntas de Freguesia, associações locais e instituições, que cedem as instalações para as sessões de ginásticas nas freguesias e asseguram o transporte dos participantes.

Os idosos interessados em participar neste programa poderão inscrever-se na sede da Junta da respectiva freguesia, Câmara Municipal ou Esposende 2000. Têm que ter como idade mínima 65 anos, sendo que os cônjuges também podem participar ainda que tenham idade inferior.

Refira-se que, no último ano, o programa “Dar vida aos anos” foi alvo de um estudo, desenvolvido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, cujos resultados atestam as vantagens da prática de actividade física, quer em termos físicos, quer psicológicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário