Em cerimónia que decorreu no dia 17 de Novembro, na Biblioteca Municipal, foi efectivada a doação do busto de Manuel de Boaventura ao Município de Esposende, pelo filho de Belemino Ribeiro, concretizando a intenção da família manifestada aquando da realização do Fórum da Educação 2010.
Na homenagem então prestada pela Autarquia, a título póstumo, a Belemino Ribeiro (1918-1991), um autodidacta esposendense que se destacou sobretudo na escultura, com destaque para os baixos-relevos, mas também no desenho, pintura e escrita, o filho do homenageado, António Ribeiro, agradeceu à Câmara Municipal o acto e anunciou a intenção da família de doar a peça do busto de Manuel de Boaventura à Biblioteca Municipal de Esposende, que ostenta o seu nome.
A homenagem incluiu uma conferência sobre a vida e obra de Belemino Ribeiro, proferida pelos investigadores Albino Penteado Neiva e José Felgueiras, que deram a conhecer aquele que foi “um admirável pescador escultor das terras de Suave Mar”, segundo palavras do poeta António Corrêa d’Oliveira. Além da palestra, a homenagem incluiu o descerramento da nova placa toponímica da Rua Belemino Ribeiro e a abertura da Exposição “Belemino Ribeiro: o homem e o artista”, na Sala dos Azulejos do Museu de Esposende.
Na cerimónia de entrega formal à Biblioteca Municipal do busto de Manuel de Boaventura, estiveram presentes António Ribeiro, em representação da família de Belemino Ribeiro, e a Vereadora da Cultura da Autarquia, Jaqueline Areias, que assinaram o respectivo auto de doação.
António Ribeiro referiu que está assim cumprida a vontade do pai, manifestando o seu grande contentamento por ver esta obra num edifício público do concelho de Esposende. Por sua vez, Jaqueline Areias agradeceu a doação e manifestou o empenho do Município em honrar os seus ilustres, nomeadamente o Mestre Belemino Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário