Outras Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Município lança Edição Especial República do Boletim Cultural de Esposende

O modo como o concelho de Esposende viveu a implantação da República e quais as transformações que ocorreram após este importante acontecimento da História de Portugal são os aspectos abordados no Boletim Cultural de Esposende – Edição Especial República, editada pela Câmara Municipal, cuja sessão de lançamento decorreu, no passado dia 8 de Outubro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.
Trata-se do Número 2 da II Série do Boletim Cultural, edição que, a par de um programa diversificado de iniciativas, pretende assinalar o centenário da proclamação da República, recordando esta data e divulgando a história local.
O Município de Esposende convidou, deste modo, quatro autores e investigadores locais, nomeadamente Manuel Albino Penteado Neiva, José Felgueiras, Raúl Saleiro e Franquelim Neiva Soares, a debruçarem-se sobre a temática da República no concelho de Esposende. Assim, Albino Penteado Neiva aborda o tema “No Centenário da República – O Estado da Política em Esposende”, José Felgueiras escreve sobre “Os protagonistas da luta ideológica nos finais do Séc. XIX e a Comunidade Marítima de Esposende”, Raúl Saleiro debruça-se sobre o tema “Dez anos de República em Esposende” e Franquelim Neiva Soares aborda “A Igreja no actual concelho de Esposende nos começos da República”.
Pessoas e factos, política, sociedade e religião, que vão desde o ideário liberal ao republicanismo e desde a revolução à democracia, são, pois, os temas abordados nesta edição, como deram a conhecer, aquando da apresentação, os autores, desvendando o trabalho que desenvolveram.
A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal notou que o Município não poderia deixar passar em branco esta data histórica, razão pela qual preparou um conjunto de iniciativas, que deu a conhecer, entre as quais se integra esta “edição especial sobre a República”. Jaqueline Areias agradeceu aos autores a “colaboração e o contributo que deram para a preservação do património do concelho e a divulgação da história local”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário