Outras Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Esposende vai distinguir sete cidadãos e uma instituição com a Medalha de Mérito Municipal

A Câmara Municipal de Esposende vai condecorar com a Medalha de Mérito Municipal sete cidadãos e uma instituição, no Dia da Cidade e do Município, a 19 de Agosto, na sessão solene a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A título póstumo, serão distinguidos os três bombeiros da corporação de Esposende, falecidos em resultado de um acidente de serviço, em Setembro de 2009, nomeadamente, José Pedro Ferreira Martins Torres, Pedro António Silva de Sousa e Paulo Alexandre Fernandes Lachado, pela entrega aos outros, espírito de solidariedade profunda e profundo sentido de ajuda e disponibilidade.

Pela dedicação e serviço incondicional ao bem comum será distinguido o Padre Jaime Manuel da Silva Cepa Machado, pároco da freguesia de Mar, no concelho de Esposende, desde 1973, que, para além da vida espiritual, tem dedicado muito do seu tempo à vida cultural de S. Bartolomeu do Mar, desenvolvendo trabalhos de investigação e tendo publicado vários artigos referentes a esta freguesia.

A Medalha de Mérito Municipal será também entregue ao Padre Manuel Casado Neiva, pároco de Apúlia e Vice-Arcipreste de Esposende, que, a partir de Setembro próximo, assumirá o cargo de pároco de Balasar, Póvoa de Varzim. Entre as suas obras mais visíveis, conta-se a construção de raiz da nova Igreja Paroquial de Apúlia, sendo de realçar igualmente a sua obra espiritual, traduzida na assistência aos movimentos e grupos paroquiais.

O Tenente-Coronel paraquedista António do Casal Martins, um dos militares mais condecorados de Portugal, será outro dos homenageados, pelo exemplo de abnegação, de grande valentia, de espírito de sacrifício e de empenho em prol da causa militar. Pelos seus feitos e conduta recebeu um conjunto considerável de louvores e medalhas, entre as quais a Medalha da Cruz de Guerra, a Medalha de Valor Militar, grau cobre e ouro e, sobretudo, a Medalha, com palma, da Ordem Militar de Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito, a mais alta condecoração portuguesa.

Pela determinação, vontade de ajudar o próximo e de muito trabalho à comunidade, o Município vai condecorar o Presidente do Núcleo de Esposende da Cruz Vermelha Portuguesa, António Martins de Oliveira. Apesar da sua entrega a várias causas concelhias, foi nesta instituição onde a sua marca ficou mais vincada, tendo ocupado o cargo de Presidente do Núcleo de Esposende-Marinhas de 1990 a 1993 e promovido a instalação em Apúlia de uma Extensão da Delegação de Esposende da Cruz Vermelha Portuguesa, em 2009. Além desta actividade social foi fundador da Universidade Sénior em Esposende.


No Dia da Cidade e do Município, Esposende vai ainda distinguir a Delegação de Esposende da Cruz Vermelha Portuguesa, há 25 anos ao serviço da comunidade, pelo papel determinante na promoção social e de saúde no concelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário