Outras Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Autarquia de Esposende apoia peregrinação a Santiago de Compostela por terra, rio e mar

Com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, o Núcleo de Esposende da Associação Espaços Jacobeus vai organizar, entre os próximos dias 3 e 12 de Junho, uma peregrinação a Santiago de Compostela a pé, a cavalo, de kayak e de bicicleta.
As etapas são de duração variável, de acordo com a modalidade escolhida, sendo que a peregrinação a pé se inicia a 3 de Junho em S. Pedro de Rates (Póvoa de Varzim), a de cavalo e kayak no dia 8 e a de bicicleta no dia 9, a partir de Esposende. Está previsto que todo o grupo se encontre em Padron a dia 11 de Junho, final da etapa, antecedendo a chegada a Santiago de Compostela, que terá lugar no dia seguinte.
Refira-se que esta peregrinação pelo Caminho Português da Costa constitui um itinerário algo inovador, na medida em que tem sido alvo de investigação por parte dos Municípios do litoral desde o Porto até Caminha e ainda Cerveira e Valença do Minho. Surpreendente e aventureira será, certamente, a peregrinação em kayak de mar, realizada por dois peregrinos conhecedores da costa portuguesa e das águas das rias baixas, e que trará a esta peregrinação um carácter inédito e diferenciador, ligando o rio Cávado, em Esposende, a Padron, na Galiza.



Numa altura em que os itinerários para Santiago de Compostela estão a ser descobertos de novo por toda a Europa, assiste-se à revitalização do Caminho da Português da Costa. Em Portugal muito se tem feito para revitalizar as rotas de peregrinação a Santiago de Compostela e, sendo Esposende uma referência no itinerário da costa, não poderia deixar passar esta oportunidade de divulgar o seu traçado. São vários os testemunhos que identificam o concelho como local de passagem dos peregrinos a Santiago de Compostela, tanto pelo ramal do Caminho Central desde S. Pedro de Rates em ligação pela Barca do Lago, como através do Caminho Português da Costa por Apúlia e Fão. A Barca do Lago é, sem dúvida alguma, um local de referência nos Caminhos de Santiago, uma vez que aqui se fazia a travessia em barca, desde tempos medievais, na ligação entre o Porto e Viana do Castelo apontando depois às terras da Galiza.
Com o objectivo de valorizar e dinamizar o Caminho Português da Costa em ano Jacobeu, o Núcleo de Esposende da Associação Espaços Jacobeus vai levar a cabo a referida peregrinação.
Para obter mais informações ou efectuar a inscrição, os interessados devem aceder ao site
Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário