Outras Páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Coro de Pequenos Cantores de Esposende excede expectativas

Excedeu todas as expectativas o projecto de criação do Coro de Pequenos Cantores de Esposende, lançado através de uma parceria entre a Autarquia e da Escola de Música de Esposende.
Face ao elevado número de coralistas candidatos, cerca de 400, a Câmara Municipal de Esposende decidiu criar dois coros e não somente um, como estava inicialmente previsto.
Desses dois coros, de cerca de 40 elementos cada, um será considerado o Principal e o outro Preparatório. Assim, foi criado um coro com os melhores candidatos, sendo o outro constituído por elementos que, de acordo com o seu trabalho e as capacidades adquiridas, poderão vir a integrar o coro principal. Ou seja, o segundo coro servirá de preparação para o primeiro e todos os elementos que o constituem terão a possibilidade de o integrar.
Considerando que a constituição de dois coros implica um acréscimo de despesas, nomeadamente com os honorários do Director de Coro, bem como com a aquisição de partituras, entre outros materiais, a Câmara Municipal entendeu reforçar a comparticipação financeira do projecto, elevando-a de 3 800 euros para 6 800 euros.
Refira-se que os trabalhos dos dois Coros já se iniciaram, com grande entusiasmo, sendo que, no âmbito do Festival Harmos, recentemente realizado, teve lugar uma actividade dirigida às crianças e seus familiares, que contou com um pequeno recital de músicos que actuaram no certame.
De frequência gratuita e dirigido a crianças do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, podendo estas continuar até ao final do 3.º Ciclo, ou seja, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende surge como uma oportunidade para iniciar, desde tenra idade, uma cultura artística de qualidade e de elevado nível, que o Município ambiciona para uma comunidade rica em valores, com consciência social e artisticamente dinâmica.
Os principais objectivos do Coro de Pequenos Cantores de Esposende passam por criar um coro de excelência ao nível artístico e formativo, estimular o contacto das crianças e jovens com a música da mais alta qualidade e valor cultural, permitir o acesso gratuito a uma formação musical de excelência, desenvolver iniciativas de formação de públicos, nomeadamente junto dos pais, e proporcionar ao público de Esposende e de outros locais de apresentação do Coro o contacto com repertório da mais alta qualidade artística.
Inicia-se assim um trabalho artístico que percorrerá um vasto repertório musical, destacando-se as Canções Tradicionais Infantis, as Canções Infantis tratadas por compositores portugueses como Fernando Lopes Graça, enfatizando-se o conhecimento dos Cancioneiros Portugueses e das canções tradicionais do concelho de Esposende, e a música sacra, que deverá ter um peso relevante, devido ao riquíssimo património existente ao longo dos séculos e pelo imenso repertório para vozes brancas, estruturante do ponto de vista formativo.
Considerando que poderá representar o Município em diversos eventos no território nacional e mesmo internacional, este projecto constituirá um importante veículo de promoção de Esposende, da sua cultura e actividade artística.
Gabinete de Relações Públicas da CME

3 comentários:

  1. Tão bonitos que nós estamos

    ResponderExcluir
  2. Assisti ao 1º concerto, por fazer parte dele um afilhado meu e adorei. O trabalho efectuado em tão pouco tempo foi excelente. Desejo que sigam em frente com tão valioso projecto e sejam vocês mesmos, sempre voando o mais alto que forem capazes, e regozijando-se também com o êxito de outros grupos semelhantes sempre numa caminhada sã e dando sentido à vossa vida que é o de demonstrar o que são; "Uma ideia bela e perfeita da Criação Divina".

    ResponderExcluir
  3. estou em busca do SALMOS RESPONSORIAIS de altoria do pe. manuel de faria borda. E sabido que os compos exclusivamente para o coro de fão, porem nao consigo contacto com este grupo coral . Por favor se alguém puder me ajudar na localizaçaõ dos mesmos ou do coro me informem ARSANTIQUAMBARROCA@GMAIL.COM.

    ResponderExcluir