Outras Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

Município de Esposende participou em seminário da CIM Cávado sobre empregabilidade

O Município de Esposende marcou presença, através da Vereadora da Educação, Jaqueline Areias, na sessão sobre «A Empregabilidade — Que desafios para a Educação e Formação‾», que a Comunidade Intermunicipal do Cávado e a Direcção Regional de Educação do Norte promoveram, recentemente, em Vila Verde.
A iniciativa, na qual participaram representantes dos seis Municípios que integram a CIM–Cávado teve como objectivo proporcionar aos profissionais dos Agrupamentos de Escolas e de outras entidades promotoras de formação uma visão mais eficaz e alinhada sobre o tema, com base nos agentes empregadores institucionais da região, ou seus representantes associativos. Por outro lado, pretendeu–se também lançar a reflexão entre os diversos agentes com responsabilidades na área empregabilidade, enquanto competência determinante e indissociável do desenvolvimento regional.
O Município de Esposende apresentou alguns dados estatísticos do Diagnóstico Territorial sobre tendências demográficas, estabelecimentos de educação e ensino, população escolar, taxas de abandono escolar, saída antecipada, saída precoce e analfabetismo, mercado de trabalho e emprego.
Sobre a relação que é estabelecida entre a educação, a empregabilidade, o tecido económico/empresarial e o desenvolvimento social e económico local, a Autarquia anunciou o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo de Esposende, para o período de 2009–2015, que pretende lançar Esposende num novo patamar de desenvolvimento, assente nos atributos Natureza, Tranquilidade e Mar, fundamentando–se no paradigma de sustentabilidade de recursos locais, de forma a promover o crescimento económico e sócio–cultural da comunidade local e o desenvolvimento regional.
Para o desenvolvimento da actividade turística é necessária a formação de recursos humanos mais competentes e que possam adequar–se aos diferentes tipos de prestadores de serviços, incluindo empregados de restauração e hotelaria, serviços de informação e guias que favoreçam a actividade de touring. Assim, o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo de Esposende aponta para uma dupla finalidade: de qualificação do turismo e de desenvolvimento do potencial humano dos munícipes de Esposende, contribuindo para a identificação do concelho como um privilégio da natureza.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário