Outras Páginas

terça-feira, 23 de março de 2010

Município de Esposende estabelece parcerias para limpeza e preservação do Rio Cávado


O Dia Mundial da Água, que ontem se assinalou, ficou marcado pela assinatura de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Esposende, a empresa municipal Esposende Ambiente (EAmb), a Associação Forum Esposendense e a empresa Águas do Cávado, com vista à limpeza e preservação do Rio Cávado.

Depois de acções idênticas realizadas em 2004 e 2005, a última das quais permitiu recolher cerca de 30 toneladas de lixo do leito e margens do rio, a Autarquia volta a estabelecer parcerias para garantir a valorização e preservação de um recurso ambiental.
O Presidente da Câmara Municipal lamentou que não sejam implementados outros projectos por “algumas entidades que são muito boas para fazerem planos de ordenamento com condicionalismos e penalizações, para cobrarem taxas, mas que não gastam um cêntimo na valorização e na preservação do rio Cávado” e manifestou, por outro lado, “total disponibilidade da Autarquia para apoiar todos os projectos associativos que sejam apresentados de forma séria e não numa perspectiva de crítica gratuita e de arma de arremesso político”.
João Cepa propôs que a população seja inteirada da quantidade de resíduos recolhidos, no sentido de contribuir para a mudança de mentalidades e apelar ao sentido cívico das pessoas. A terminar a sua intervenção, o Autarca manifestou o desejo de que seja efectuada “a monitorização da água do rio Cávado na fronteira entre os vários concelhos, para apurar com exactidão e rigor onde estão os principais focos de poluição”.
Em representação da Esposende Ambiente, a Presidente do Conselho de Administração, Alexandra Roeger, saudou a parceria entre as diversas entidades e destacou a importância desta operação de limpeza que, para além de ajudar à sensibilização ambiental, servirá também para efectuar uma série de diagnósticos, contribuindo para a valorização ambiental do rio.
Segundo os termos do protocolo, válido pelo período de um ano, a Autarquia e a Esposende Ambiente comparticiparão com 5 000 euros cada e a Águas do Cávado com 20 000 euros as acções a levar a cabo pelo Forum Esposendense, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão.
O Presidente do Forum Esposendense agradeceu às entidades financiadoras a “confiança” depositada na associação, realçando que, por via deste protocolo, será possível dotar cada uma das corporações de bombeiros de Esposende e de Fão com “uma embarcação de salvamento completamente equipada”, dando resposta a um anseio antigo dos homens da paz.
Da parte da empresa Águas do Cávado, o Administrador Executivo da empresa, Couto Alves, manifestou satisfação por poder colaborar para “promover a melhoria da qualidade da água do rio Cávado”, que abastece actualmente cerca de 600 mil habitantes da região, contribuindo também para a preservação de “um património ambiental de inestimável valor”.
Segundo o protocolo celebrado e a exemplo de acções idênticas realizadas no passado, o Forum Esposendense procederá ao levantamento dos focos de poluição no Rio Cávado e à remoção de todo o tipo de resíduos, incluindo os de grandes dimensões como é o caso dos “monstros domésticos”. Entre outras tarefas, a Associação deverá também garantir a limpeza das margens do Rio e principais afluentes, bem como cartografar o fundo do leito do Cávado, para futura monitorização da deslocação de inertes por acção das correntes. Promover acções de vigilância e facultar o envolvimento dos jovens ou de associações nos programas ou acções de educação e sensibilização ambiental associadas ao Rio Cávado são outras das acções previstas neste protocolo.
Da parte das restantes entidades há o compromisso de prestar o apoio necessário ao trabalho a desenvolver pelo Forum Esposendense, nomeadamente na disponibilização de recursos humanos, materiais e logísticos.
Refira-se que esta medida vem de encontro às estratégias preconizadas no âmbito do Plano de Valorização Ambiental do Rio Cávado, um documento de cariz estratégico e que visa a valorização, em distintas vertentes, deste recurso natural.
Gabinete de Relações Públicas da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário