Outras Páginas

sexta-feira, 19 de março de 2010

Câmara Municipal de Esposende leva alunos do 9.º e 11.º ano ao teatro

Programa “O Teatro e as Escolas”

No âmbito do programa “O Teatro e as Escolas”, a Câmara Municipal de Esposende vai promover a apresentação de espectáculos teatrais para os alunos do 9.º e 11.º anos de escolaridade, nos próximos dias 23 e 24, no Auditório Municipal de Esposende.
Este projecto da Autarquia visa, por um lado, a promoção do teatro, como arte do espectáculo, junto das escolas, e, por outro, serve de apoio ao programa curricular da disciplina de Língua Portuguesa/Português, através da dramatização de textos que os alunos estudam durante o ano lectivo. É neste sentido que as peças de teatro seleccionadas privilegiam os grandes vultos da literatura portuguesa, sendo que, este ano, se centrarão em Gil Vicente e Eça de Queirós. Pretende-se, assim, incutir o gosto pelo teatro e a familiarização com esta arte, para além de proporcionar o contacto com produções teatrais de qualidade.
No dia 23, em sessões às 10h30 e às 15h00, para os alunos do 9.º ano, o grupo Há Cultura leva à cena a peça Mestre Gil, interpretada por Elisabete Piecho, João Loy e Paulo Oliveira, com encenação de João Ricardo.
O espectáculo retrata a sociedade da época e os problemas e conflitos interiores de um autor do séc. XVI. Percorrendo uma grande parte do chamado "teatro vicentino", Mestre Gil resulta na apresentação de inúmeras personagens cujas características são realçadas através de um exagero propositado.
No dia 24, às 15h00, sobem ao palco os mesmos actores para apresentar aos alunos que frequentam o 11.º ano, a peça “Episódios da vida romântica”, com encenação de Norberto Barroca.
Os Episódios da Vida Romântica que deram conteúdo e intriga a Os Maias são o fio condutor deste espectáculo sobre a sociedade, preconceituosa e boémia, de Eça de Queirós (1845-1900). Toda a acção gira em torno de um personagem (Carlos da Maia) e do contexto social de uma época (meados do séc. XIX). Uma sociedade, que se auto proclama cosmopolita e evoluída, é retratada de uma forma irónica nos personagens/caricaturas que Eça tão bem define com a sua linguagem descritiva e mordaz.
 Gabinete de Relações Públicas da CME

Um comentário:

  1. Há um site que traz notícias diárias sobre Vereadores e Câmaras. Eu me cadastrei e recebo notícias todos os dias. O site é www.vereadores.net

    ResponderExcluir