Outras Páginas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Câmara Municipal de Esposende estabelece parceria com a delegação de Braga da ACAPO


A Câmara Municipal de Esposende estabeleceu um protocolo de colaboração com a Delegação de Braga da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), com vista à inclusão e integração das pessoas com deficiência visual do concelho de Esposende.
A parceria visa a concertação de respostas orientadas para a criação de apoios de proximidade que favoreçam a inclusão e integração das pessoas com deficiência visual, designadamente ao nível do acesso à informação, à reabilitação e a serviços de suporte.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende
Neste sentido, já a partir do mês de Fevereiro, a ACAPO disponibilizará, gratuitamente, uma Assistente Social especializada, para efectuar o atendimento/acompanhamento social aos munícipes com deficiência visual e suas famílias. Este atendimento acontecerá na primeira segunda–feira de cada mês, no horário das 14h30 às 16h30, nas instalações do Serviço de Acção Social da Autarquia. Por outro lado, em articulação com o Serviço de Acção Social /Rede Social e outras entidades, a ACAPO desenvolverá a promoção de acções de informação/sensibilização para a comunidade, no sentido de traçar o diagnóstico concelhio sobre a deficiência visual.
Por sua vez, a Câmara Municipal promoverá a participação dos munícipes com deficiência visual em actividades da ACAPO, como para o desenvolvimento de competências básicas, nas áreas da informática adaptada, Braille e Orientação e Mobilidade, ou ainda em actividades de cultura e lazer organizadas pela mesma.
Dado o papel preponderante que as Autarquias assumem na melhoria do bem–estar e da qualidade de vida das populações, e sendo as pessoas com deficiência visual um grupo particularmente vulnerável à marginalização e exclusão social, nos seus diferentes domínios, a Câmara Municipal de Esposende vai desenvolver esta parceria, visando contribuir para uma melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do concelho com deficiência visual.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário