Outras Páginas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Município de Esposende aprova adesão à Agência de Energia do Cávado

A Assembleia Municipal de Esposende aprovou, por unanimidade, a adesão do Município de Esposende à Agência de Energia do Cávado.
Trata–se de um organismo que será criado no âmbito de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Cávado ao programa "Promoção do Desenvolvimento da Rede Territorial de Agências de Energia", do ON 2, e que se propõe desenvolver iniciativas ao nível da eficiência e da utilização racional dos recursos energéticos, na área do território da NUT Cávado.
Numa primeira fase do processo, a Agência de Energia do Cávado será constituída pela CIM Cávado e pelos seis municípios da NUT Cávado, nomeadamente Esposende, Barcelos, Braga, Amares, Vila Verde e Terras de Bouro, podendo vir a admitir a adesão de novos sócios, se tal foi considerado vantajoso.
Em Portugal verifica–se um contexto pouco favorável em termos de energia, em que 85% da energia primária consumida é importada, sendo que esta provém maioritariamente de fontes fósseis, sobretudo o petróleo, situação que, defende a CIM, "urge modificar sob pena de se criarem situações de falta de competitividade, ineficiência energética e dano ambiental".
Assim, para além da diversificação das fontes de energia primária e da inovação tecnológica, acrescenta a CIM Cávado, "deve ser potenciado o aproveitamento das alternativas energéticas, de modo a aumentar o contributo das energias renováveis para a promoção de electricidade, bem como das alternativas endógenas para a prestação de calor".
É neste contexto que surge a criação e dinamização de uma rede de centros de recursos partilhados a nível intermunicipal — Agências de Energia — para a promoção, o acompanhamento e a monitorização da utilização racional e eficiente da energia. Deste modo, a Agência de Energia do Cávado terá como função o acompanhamento e estímulo da adopção de comportamentos de eficiência energética e de valorização dos recursos energéticos de proximidade em ligação com as autoridades locais, os agentes económicos regionais e os cidadãos em geral.
Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Munícipio de Esposende

Nenhum comentário:

Postar um comentário