Outras Páginas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cais da Ribeira

Todos os direitos reservados
Contribuição: Rui Cavalheiro

3 comentários:

  1. Boa noite Fernando:
    Para fugir à"amálgama eleitoral" que inunda esta noite de Esposende-fins das campanhas eleitorais para as Autárquicas- refugiei-me no silêncio da noite para te enviar uma breve mensagem sobre um tema que está a ressuscitar a curiosidade no seio dos esposendenses que viveram um grande projecto Desportivo e Cultural "Os Pioneiros".
    Fomos designados "Os Pioneiros", sem conotações políticas, porque fomos os primeiros a implementar um verdadeiro desporto de "massas", com um cariz ecléctico e aberto às crianças que . na altura, estavam "desocupadas" e "vadiavam" ,num ambiente de alegria, pelos muitos espaços verdes e abertos que existiam em Esposende.
    Na segunda metade da década de 70 nasceu o nosso Núcleo Desportivo e Cultutal "Os Pioneiros" cujos impulsionadores foram 4 esposendenses;Hercílio Campos e Manuel Maria F. numa fase inicial e posteriormente José Pilar e Carlos Barros.
    Praticava-se desporto todos os dias, com sol, chuva, vento ou nevoeiro e o entusiasmo dos jovens e dos monitores ultrapassaram as intempéries e nortadas e, mesmo "suladas".
    Para além do que foi dito, nós Pioneiros organizavamos as "Campanhas de Verão", isto é, implementavamos e organizavamos actividades desportivas nas praias de Esposende e Apúlia.
    Nesta última localidade, organizamos torneios de futebol de praias, atletismo, andebol, voleibol e lançamento de peso. Eu e o Fernando Pompeu iamos de camioneta do Linhares ou mesmo a pé ou de boleia para Apúlia e comiamos umas sandes e bebiamos uma sumol numa Tasca.
    O material era guardado numa barraca alugada ou emprestada e o desporto de praia estava efervescente e muito activo.
    No final, eram oferecidas taças ou troféus aos vencedores, numa cerimónia simples.
    O material desportivo cedido pela Delegação de D.G.D. de Braga , era transportado pelo camião fretado do "Rex" que nos levava 500 escudos,-preço de amigo- na altura para trazer esse material de Braga.
    Também participamos num torneio inter-regional de voleibol e fomos longe nesse torneio. Da equipa faziam parte vários esposendenses:Geno da Barreira, Geninho, Carlos Barros, F. Pompeu entre outros.
    Muito mais há a escrever sobre os "Pioneiros" e deverá existir um espaço aberto para este tema porque a história dessa agremiação desportiva e cultural dever-se-*a reconstruir com a participação de todos nós , ex-atletas e organizadores do desporto ecléctico em Esposende, na fase pós 25 de Abril.
    Um abraço não Pioneiro, mas "amigueiro"...
    Carlos Barros

    ResponderExcluir
  2. Fernando, ainda tens o emblema dos Pioneiros?
    Efectivamente possuo um original e sabes quem foi o artista desse autocolante que fez furor na época, devido à sua beleza artística?
    Mandamos fazê-los em Viana, numa gráfica e pedimos dinheiro para pagá-lo.
    Brevemente te-lo-às no teu Blog.
    Carlinhos da Jandira.
    A minha mãe teve muita paciência comigo porque passava o tempo nos PIONEIROS, a ensinar as crianças na prática desportiva no Bairro Social e na sua sede , na antiga Casa do Povo, no rés- do -chão.
    Um adeus breve.
    Cumprimentos do Pinto, António Ribeiro da Música, Zé Rego, Tarrio, Vilarinho, Lino e de muitos amigos que gostam muito de ti.
    Carlos Barros

    ResponderExcluir
  3. Aqui vai a resposta:
    O artista desse emblema/autocolante foi o nosso amigo Fernando do Rosário.
    Com o nosso apoio dos PIONEIROS foi aberta uma "escola/atelier de pintura" na sede dos Pioneiros e fizemos um atelier em Apúlia, junto à praia. Fizemos um investimento de sete contos ( 35 euros) nessa iniciativa e os seus "frutos" foram irrisórios por razões que a memória teima em guardar segredo...
    Mais umas "dicas" para a história dos PIONEIROS!
    Carlos Barros

    ResponderExcluir