ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Centro de Rastreios Covid 19

 


Esposende disponibiliza Centro de Rastreios Covid 19 "Drive Thru" 

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, procedeu, esta manhã, à inauguração do Centro de Rastreios Covid 19 "Drive Thru", que está instalado no recinto da feira, em Esposende, junto à Central de Camionagem. 

A instalação deste centro de rastreios Covid resulta de uma proposta/solicitação de apoio da Clínica Senhora a Branca, em parceria com a Unilabs, e destina-se aos cidadãos suspeitos de infeção e referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Poderá, contudo, dar resposta a solicitações de outros eventuais suspeitos da doença, tanto do concelho como de outras regiões, mediante agendamento prévio, através de telefone 220 125 001 ou do site da Unilabs: www.unilabs.pt. O equipamento funciona todos os dias, entre as 9h00 e as 18h00, podendo realizar até 250 testes por dia. 

Além da Vice presidente da Câmara Municipal, que detém o pelouro da Saúde, Alexandra Roeger, o ato contou com a presença do delegado de saúde de Esposende, Aristides Sousa, e de responsáveis do laboratório Unilabs.

 

O Presidente da Câmara Municipal refere que este centro de rastreios Covid constitui uma mais-valia para a comunidade de Esposende, na medida em que se trata de um espaço de proximidade, que permite evitar deslocações a centros de colheita fora do concelho. Por esta via, assinala Benjamim Pereira, é garantida a segurança do utente testado, não existindo a necessidade de exposição e contaminação possíveis de um ambiente fechado, assim como possibilitando uma maior rapidez na execução da colheita. O processo de testagem é rápido e simples, sendo que a viatura entra no centro de testes e, sem que o cidadão tenha que sair do veículo, a equipa de enfermagem efetua o teste com zaragatoa.

 

Importa referir-se que Esposende, face ao número de casos positivos, tem apresentado risco extremo de contágio por COVID e esta instalação de rastreio vem, pois, permitir uma resposta mais célere sob o ponto de vista da realização de testes. Não obstante, salienta-se também que é pretensão do Município, há já várias semanas, prestar apoio à Unidade de Saúde Pública na realização dos contactos/inquéritos epidemiológicos a doentes com Covid-19 e pessoas em vigilância ativa, por via da cedência de instalações dotadas de meios técnicos e de recursos humanos, tendo apresentado tal projeto à ARS Norte. A proposta não mereceu, ainda, qualquer resposta por parte dessa entidade regional, o que o presidente Benjamim Pereira lamenta.

 

Para a instalação do "Drive Thru" em Esposende, o Município assegura a instalação de um ponto de fornecimento de energia elétrica, a cedência de sanitários para a equipa técnica e a disponibilização de espaço para a montagem da tenda, no caso o recinto da feira, junto, dado que reúne facilmente todas as condições.

 

Considerando que o concelho se mantém em risco extremo de contágio, e dado que, a nível nacional, o número de contágios continua bastante elevado, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, apela à responsabilidade dos cidadãos e ao cumprimento todas as normas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário