ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 13 de outubro de 2020

Município de Esposende

 

Município de Esposende alerta para cumprimento de regras no dia dos Fiéis Defuntos

Este ano, devido aos constrangimentos da pandemia provocada pela COVID-19, não haverá as habituais romagens aos cemitérios, no dia 1 de novembro. O Município de Esposende aconselha os munícipes a respeitar as regras vigentes, podendo fazer romagem pessoal, dentro das determinações estabelecidas.

Após contactos com as autoridades de saúde, nomeadamente o Delegado de Saúde, Aristides de Sousa, bem como com o Comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) Hermenegildo Abreu, o Município de Esposende informa que não ocorrerá qualquer celebração no espaço dos Cemitérios, sendo expectável que na quarta-feira seja emanada uma orientação nesse sentido, pelo Senhor Arcebispo D. Jorge Ortiga.

Os cemitérios poderão estar abertos, desde que cumpram as seguintes regras:

Acesso a um máximo de cinco (5) pessoas em simultâneo por cada 100m2; Uso de máscara; Disponibilidade de gel desinfetante; Recomendação de uso de material próprio (vassouras, baldes, etc.), não devendo haver partilha; A espera no exterior para a entrada no cemitério deverá reger-se pelas regras de distanciamento social em vigor.

Mais aconselha o Município de Esposende que deverá sensibilizar-se toda a comunidade para que possa, nos dias anteriores, realizar as tarefas de limpeza e, assim, minimizar-se o tempo de permanência nos cemitérios no dia de usual maior afluência.

O Município de Esposende realça que as presentes orientações são passíveis de alteração, na medida em que, a todo o momento, poderão vir a ser publicadas distintas medidas de abrangência nacional ou distrital.

O Município de Esposende está ao dispor dos munícipes, para o esclarecimento de qualquer questão que possa surgir, sendo certo que será da maior importância que os procedimentos aqui descritos sejam transversalmente observados em todas as freguesias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário