ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 22 de setembro de 2020

Município de Esposend

 

Município de Esposende apela a práticas de mobilidade mais amigas do ambiente 

No Dia Europeu Sem Carros, que se assinala hoje, 22 de setembro, o Município de Esposende reforça a importância da utilização de meios alternativos ao automóvel. 

A data visa sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas.

 

Alinhado com esta estratégia, o Município sublinha a necessidade de a população alterar os hábitos de deslocação no dia-a-dia, com claros benefícios para o ambiente, para a economia pessoal e para a saúde de todos. Como forma de incentivar a mobilidade sustentável em Esposende, o Município, através das empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000, desenvolveu o projeto E-MOVE – Projeto de Promoção da Mobilidade Sustentável em Esposende, o qual foi financiado pelo Fundo Ambiental.

 

Ao abrigo deste projeto foi promovido, no ano letivo 2019/2020, o Concurso de Ideias “E-MOVE põe Esposende a mexer”, direcionado para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, com vista à criação de uma imagem e mensagem apelativas, de promoção e incentivo da mobilidade sustentável.

 

Gustavo Areias, Mariana Silva, Olívia Couto e Nuno Silva, alunos do 7.º C, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, foram os vencedores do concurso, cujo trabalho vencedor foi utilizado na produção de um outdoor, que se encontra exposto na cidade de Esposende. Pretende-se, assim, a sensibilização dos munícipes e visitantes para as vantagens associadas a práticas de mobilidade mais amigas do ambiente, destacando o papel das ecovias enquanto infraestruturas dinamizadoras e potenciadoras de boas práticas de mobilidade, nomeadamente ao nível das pequenas deslocações do quotidiano.

 

Por esta via, o Município está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, em particular no que diz respeito ao ODS 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e ODS 13 “Ação Climática”, mas também o ODS 3 “Saúde de qualidade”, atuando ao nível da promoção de hábitos de vida saudáveis, que também são objetivos estratégicos do Município de Esposende e da Esposende Ambiente, no âmbito da politica de sustentabilidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário