ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Esposende Ambiente

  

Voluntários recolhem uma tonelada de lixo marinho em cinco praias de Esposende

 

Perto de uma tonelada de lixo marinho foi recolhida das praias do concelho de Esposende por 178 voluntários, durante cerca de duas horas, em ações de limpeza organizadas pela empresa municipal Esposende Ambiente, em colaboração com a Associação Rio Neiva e a Onda Magna, e apoiadas pela Fundação Oceano Azul.

As ações, que assinalaram o Dia Internacional de Limpeza Costeira, que se comemora anualmente no terceiro sábado de setembro, centraram-se nas praias da Foz do Neiva – Antas e Belinho, numa parceria com a Associação Rio Neiva, de Suave Mar, de Ofir (sul) – Fão e de Pedrinhas, em Apúlia. Já a ação de limpeza promovida pela Onda Magna decorreu da praia de Ofir em direção à restinga.

 

Atendendo à pandemia do Covid-19, estas ações tiveram o parecer favorável da Autoridade de Saúde local, tendo sido asseguradas as medidas previstas no âmbito da Situação de Contingência, nomeadamente no que diz respeito ao cumprimento do distanciamento social, higienização, número máximo de elementos por grupo e utilização de máscara numa fase inicial da atividade.

 

Através desta iniciativa, foi possível recolher resíduos trazidos pelo mar para o areal ou “esquecidos” pelos banhistas, arrastados pelos rios e linhas de água, assim como artefactos utilizados normalmente pelos pescadores, contribuindo para preservar os habitats abrangidos e melhorar significativamente a imagem destes locais. Por esta via, o Município de Esposende, através da Esposende Ambiente, está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 13 – Ação Climática, ODS14 – Proteger a Vida Marinha, ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário