ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 18 de maio de 2020

Câmara Municipal de Esposende



 Câmara Municipal de Esposende assegura Transporte Escolar para alunos dos 11º e 12º anos



O Município de Esposende vai assegurar, gratuitamente, o transporte escolar para os alunos dos 11º e 12º anos que já utilizavam, habitualmente, o transporte comparticipado pela câmara municipal. Assim, o Município de Esposende continua atento às contingências atuais que afetam a Educação em geral e tem feito um esforço no sentido de responder às necessidades dos alunos e das escolas.
A partir da próxima quarta-feira, dia 20 de maio, vão reiniciar atividades letivas presenciais dos 11º e 12º anos na Escola Secundária Henrique Medina. O início das aulas ocorre nesse dia, devido ao facto de a autarquia estar a assegurar a realização de testes ao Covid-19 a todos os professores e pessoal não docente deste estabelecimento de ensino, de forma a dar alguma tranquilidade à comunidade educativa, no recomeço das aulas presenciais do 11º e 12º anos.
Os transportes dos alunos para a Escola Secundária Henrique Medina e para as duas escolas de Viana do Castelo vão ser assegurados através de transporte público e o transporte dos alunos que frequentam escolas na Póvoa de Varzim vão ser assegurados por um autocarro municipal, nestes casos já a partir de segunda-feira, dia 18 de março, estando todos os horários dos transportes disponíveis em: https://www.municipio.esposende.pt/pages/899

No atual contexto de pandemia, a lotação máxima dos veículos de transporte público de passageiros é de dois terços da sua capacidade, sendo o uso de máscara obrigatório por parte dos alunos e da comunidade em geral. Os utentes dos transportes devem, ainda, respeitar o distanciamento social e a etiqueta respiratória.
As empresas que prestam o serviço de transporte cumprirão as regras de higienização determinadas, em conformidade com as orientações da Direção Geral de Saúde.

Haverá também o cuidado de adequar a oferta de transporte, de acordo com a procura e as necessidades dos alunos, pelo que o Município tem estado em estreita ligação com os diretores das escolas secundárias abrangidas. Desta forma, atendendo à situação excecional que estamos a viver, poderá a oferta de transporte será ajustada ao longo do tempo, conforme monitorização a efetuar.