ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 17 de novembro de 2019

CANTINHO DOS LOBOS DO MAR

por Carlos Barros

O Magusto Social:
No ano de 1976, no espírito empreendedor e dinâmico de alguns esposendenses,  foi fundado o N.D.C.P.-Núcleo Desportivo e Cultural “Os Pioneiros” que se manteve em actividade durante quase  cinco  anos,  treinando, num terreno, em frente  do Bairro Social, ao sol , à chuva, ao nevoeiro e à nortada, sempre numa  intrínseca dedicação ao desporto.
Os esposendenses Hercílio Campos e Manuel Maria Ferreira, mais tarde, entraram para o Núcleo Carlos Barros e José Pilar, foram os fundadores deste Grupo Desportivo que estava imbuído de um grande  eclectismo: futebol, basquetebol, andebol, voleibol badminton, ténis de mesa, atletismo e lançamento de peso, salto em altura e comprimento.
Na sede, antiga Casa do Povo de Esposende,  praticava-se  ténis de mesa, damas, xadrez onde existia uma mini-biblioteca com livros  sobre a prática desportiva.

 Este Grupo Desportivo, mobilizava, durante todas as semanas, perto de 50 a 60 jovens  nessa prática desportiva. Chegou-se mesmo a lançar “sementes” para uma escola de canoagem “K1/K2”-modalidadas Olímpicas-, tendo mesmo, alguns atletas  participado em  provas no Rio Cávado, mais tarde porém, situações inesperadas e evitáveis, limitaram e acabaram com este projecto.
Entre as várias iniciativas levadas a efeito, destaca-se, no dia 13 de agosto de 1978, pelas 18 horas, o 1º Encontro Nacional de Canoagem, descida do Rio Cávado e “slalon”, com a participaçaõ de algumas equipas portuguesas e quatro equipas do norte de Espanha. Este evento teve o apoio da Câmara Municipal de Esposende e da Comissão M. de Turismo e Comissão de Festas da Senhora da Saúde e da Soledade.
Este Núcleo, tinha uma grande preocupação em fomentar a convivência social entre os jovens e interagia bastante com a população do Bairro Social, especialmente  com os pais e amigos das crianças e jovens atletas.
  Dentro desse espírito, organizou-se um magusto no dia 11 de novembro e houve a correria habitual para a sua realização: Com um carrinho de mão, apanhou-se a faúlha no “Pinhal Careca”, umas pinhas  e fez-se uma grande fogueira com muita gente a participar. Prèviamente,  houve  um “peditório-de angariação de fundos, para comprar as castanhas e com o dinheiro obtido foram comprados dois sacos de castanhas, luzidias e saborosas, umas garrafas de sumo e. clandestinamente, uma jeropiga para os adultos, à revelia das crianças…
Com a fogueira acesa, assadas as castanhas,  foi a alegria delirante entre várias centenas de pessoas presentes com as crianças e jovens a saltarem a fogueira , enfarruscados, parecendo negros da Guiné-Conacri ou da Libéria…
Era o Dia de S. Martinho,(S. Martinho, castanhas e sumo- vinho era proibido…) e o NDCP protagonizou este MAGUSTO em prol das crianças e jovens, num dia diferente mas, quentinho e estaladiço!
O Núcleo Desportivo/Cultural “Os Pioneiros” manteve sempre uma assídua actividade desportiva, com a participação de muitos atletas, em  campeonatos distritais de atletismo, realizados em Braga. Atletas como Anabela, Fátima Nibra, Paula Correia, entre outros,  conseguiram resultados muito positivos, e houve alguns atletas que   alcançaram “records” Distritais em atletismo: Destacaram-se, as atletas Anabela e Fátima Nibra que nas  participações  nessas provas, eram praticamente imbatíveis.…
Os fundadores do N.D.C. “Os Pioneiros”, por razões profissionais, não puderam dar o seu habitual apoio, mas o Núcleo continuou ativo com a “descendência” deixada pelos seus fundadores :José Carlos, Fernando Pilar, Fernando Ribeiro, Eugénio Ferreira, Paulo Dias, Pedro Araújo. Rui Teixeira, Fernando Rites, José Costa entre outros, deram vida ao Núcleo.
 Tantos atletas estiveram ocupados na actividade desportiva do N.D.C. ”Os Pioneiros” convivendo, brincando, jogando, divertindo-se, sendo felizes!
O Núcleo dispunha de muito representação no sector  feminino , Alice, Beta, Conceição,Alexandra, Paula, Filipa entre muitas outras, desfrutaram do prazer em  praticar desporto :jogos educativos e recreativos, salto em altura, basquetebol, mini-futebol e vários jogos tradicionais.

Este registo visa dar conhecimento, aos esposendenses da existência e da actividade deste Núcleo Desportivo e Cultural de Esposende mas, para uma próxima oportunidade, darei a conhecer um pouco mais da vida deste Grupo simpático de gente simpática!...

“Pescador de histórias”
(CMLB)

Esposende, 11 de novembro de 2019