ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Junta de Freguesia de Antas


Antas organiza Matança de porco/Feira gastronómica

9 e 10 de novembro

A Junta de Freguesia de Antas, em parceria com as associações locais e com o apoio da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Paio de Antas e da Esposende TV, vai levar a efeito o evento “Matança de porco/Feira Gastronómica”, que decorrerá nos próximos dias 9 e 10 de novembro, no Recinto Paroquial de S. Paio de Antas, no concelho de Esposende.


Participam nesta primeira edição o Antas Futebol Clube, a Associação Rio Neiva, a Banda de Música de Antas, o Clube de Caça e Pesca, o Coral Polifónico de Antas, o Grassa – Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas, o Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas, o Grupo de Zés P’reiras de Antas e o Grupo de Jovens Esperança.

A iniciativa visa reavivar a tradição popular da matança de porco, promovendo a gastronomia e fomentando o convívio entre os participantes, e tem também como objetivo a angariação de fundos para apoio às atividades das associações.

A par da gastronomia, está assegurada animação musical durante o evento, nomeadamente pelo Grupo de Zés P’reiras de Antas, Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas, Coral Polifónico de Antas e grupo Terr’Alegre.

A Arruada pelos Zés P’reiras de Antas marcará a abertura do evento, no dia 9, sábado, pelas 14h00. A matança de porco, tal como se realizava outrora nas casas de lavoura, acontecerá pelas 15h00, seguindo-se todo o ritual associado a este costume. Ao longo da tarde, os Zés P’reiras assegurarão a animação do espaço, onde será possível degustar várias iguarias gastronómicas, nomeadamente rojões, cozido à portuguesa, papas de sarrabulho, feijoada, fêveras, enchidos, carnes salgadas, javali, além de doçaria diversa. À noite, a partir das 22h00, a animação estará a cargo do grupo musical Terr’Alegre e, depois da meia-noite, haverá Dj’s.

No dia 10, domingo, a feira abre portas às 10h00, convidando a degustar as diferentes propostas gastronómicas. Já no período da tarde, sobe ao palco, às 15h00, o Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas e, uma hora mais tarde, o Coral Polifónico de Antas.

O Presidente da Junta de Freguesia de Antas, José Viana, refere que “esta pretende ser a primeira de várias edições, constituindo um meio de angariação de fundos para apoiar a atividade que é desenvolvida pelas nossas associações, e são várias, todas com um trabalho bastante meritório”. José Viana acrescenta que “embora a ideia da realização deste evento tenha partido da Junta de Freguesia, foi acolhida prontamente pelas associações, o que reflete a união, a dinâmica e a disponibilidade colaborativa das nossas coletividades”.

Em jeito de convite, o autarca sublinha que não faltam bons motivos para visitar Antas, nomeadamente durante este fim-de-semana gastronómico. “Estão reunidos os melhores ingredientes: gastronomia, música, animação e convívio”, remata.