ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 30 de março de 2019

Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.


Esposende afirma-se contra maus tratos na infância
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende, com a colaboração do Município, das empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000, agrupamentos de escolas e Juntas de Freguesia, vai assinalar, pelo quarto ano consecutivo, o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.


Assim, ao longo do mês de abril, será desenvolvido um conjunto de atividades com o intuito de sensibilizar a comunidade para a problemática dos maus-tratos e para a necessidade de os prevenir, dando também a conhecer os serviços locais que intervêm no domínio da infância e da juventude.

Um laço azul de grandes dimensões, colocado à entrada da cidade, expressará a adesão da Esposende à campanha da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças, a qual tem vindo a merecer a adesão de concelhos de todo o país. Em todos os estabelecimentos de ensino, nas sedes das juntas de freguesia, em edifícios públicos do concelho e em vários locais públicos da cidade serão também colocados laços azuis, juntamente com o slogan da campanha "Serei o que me deres... que seja amor". Esta ação contará com a colaboração da Oficina de Costura Criativa do projeto AMAReMAR.

No dia 5 de abril, a Casa da Juventude acolhe dois workshops, que serão dinamizados por Fátima Duarte, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, e moderados pela Enfermeira Marlene Fernandes, representante do Ministério da Saúde na CPCJ de Esposende. Dirigido a profissionais com interesse na temática, nomeadamente Professores, Educadores de Infância, Assistentes Sociais e Psicólogos, decorrerá, a partir das 14h30, o workshop “Sensibilização para a importância dos sinais, indicadores e sintomas de maus tratos contra crianças e jovens”. Para pais e cuidadores, realiza-se, pelas 21h00, o workshop “Bons Tratos/ Firme Afeto”.

Integrado também nesta campanha de sensibilização, a Esposende Ambiente realiza uma Oficina de papagaios, no dia 25 de abril, das 10h00 às 12h00, na zona Ribeirinha de Esposende, e, no dia 28, a Esposende 2000 organiza a caminhada "Esposende em Movimento", na freguesia de Forjães. Do mesmo modo, serão sensibilizados para esta causa os participantes do 17.º Encontro Luso Galaico de BTT, evento que o Município realiza nos dias 13 e 14 de abril.

A encerrar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, no dia 30 de abril, às 14h00, na Praça das Lampreias, em Esposende, será formado um laço azul humano, com a participação dos colaboradores municipais e comunidade em geral.

Esta campanha de sensibilização enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, no que concerne ao ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.