ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

"Os amigos só morrem se forem esquecidos"


A notícia correu célere, faleceu o Sr. João Vilarinho, o meu pensamento foi, Esposende ficou mais pobre! 
Partiu hoje, aquele que foi durante muitos anos, um dos maiores líderes do Glorioso Esposende Sport Clube, uma figura com uma capacidade de liderança inigualável.
Era um Homem de paixões, um excelente condutor de homens, e, era uma das figuras mais emblemáticas dos tempos áureos do nosso Glorioso E.S.C..
Tive o privilegio de trabalhar com J. Vilarinho, e de conviver muito de perto com a sua experiência, com a qual aprendi muito e cresci muito, e, a par disso de testemunhar as suas invulgares e inigualáveis qualidades humanas, o seu sentido crítico e de humor, e a sua profunda dedicação à nossa terra.
Saliento a sua dedicação ao E.S.C. e à Santa Casa da Misericórdia de Esposende, da qual foi Provedor e com ligação a outras Instituições, nas quais angariou muitos amigos, pois tinha uma afabilidade muito  especial com os seus Amigos.
Não posso deixar uma referência especial aos tempos áureos do E.S.C., e aquela inseparável equipa de Directores, J. Vilarinho, Augusto Vilarinho (seu irmão) e Porfírio Moreira. O seu amor, a sua paixão, dedicação e sacrifício para que o nosso Glorioso E.S.C. pudesse ombrear sempre com os primeiros, prestigiando e dignificando a nossa terra, sempre eles (os mesmos), como timoneiros de uma nau que durante épocas, e não foram poucas, honraram o nome da nossa terra, navegando sempre em terra firme!
Hoje o velhinho Estádio Padre Sá Pereira acordou triste, as suas bancadas choram uma presença assídua ao longo se muitos e muitos anos. O seu tapete verde já não parece o  mesmo de tantas e tantas tardes de glória. Está mais cinzento e mais triste, mais amargurado. Esposende perdeu uma referência. Esposende perde um desportista  de eleição, perdeu um Homem que amava a sua terra, e que amou o nosso Glorioso.
Hoje, deixou-nos um Homem, bom, simples, humilde, afável. Um Homem de paixões, que sempre lutou até à exaustão pelos seus ideais, exemplo de chefe de Família.
Esposende foi sempre o seu porto de abrigo, e nós tivemos a honra de ter um navegador, que muitas vezes navegou contra ventos e marés, mas sempre seguro em porto seguro.
Obrigado por tudo que fez pela nossa terra. Esposende ficou mais pobre. Perdemos um grande timoneiro que marcou gerações!
Caro amigo um dia destes, com certeza voltamos a falar sobre o passado, sobre tudo, especialmente sobre o nosso Glorioso, com mais tranquilidade, com mais sossego, calma e serenidade e longe das grandes confusões.
"Os amigos só morrem se forem esquecidos"
À Família enlutada, apresentamos as nossas sentidas condolências.

A.Pinto