ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Município de Esposende


Município de Esposende incentiva boas práticas ambientais e sociais no “Mercado E-Cool”
Com o objetivo de valorizar o Mercado Municipal, transformando-o num veículo dinamizador de boas práticas ambientais e socialmente responsáveis, o Município de Esposende vai implementar o projeto “Mercado E-Cool”.


A iniciativa passa por fomentar o envolvimento e participação de comerciantes, clientes e forças da comunidade local, incentivando-os a aderirem a soluções amigas do ambiente, como seja a circularidade de materiais, a redução do uso indiscriminado de “soluções plastificadas”, a utilização partilhada de bens, a descarbonização da logística e a diminuição do desperdício alimentar e material.

Para tal, serão desenvolvidas ações de sensibilização tanto junto da população como dos comerciantes, com o intuito de os informar e esclarecer sobre a necessidade e importância da mudança de hábitos e da adoção de procedimentos adequados. Além de fomentar a recolha seletiva de resíduos, especialmente orgânicos, pretende-se que os comerciantes adiram às iniciativas de redução do desperdício alimentar e de apoio à população carenciada, promovendo a economia social.

De modo a que possam cumprir os procedimentos sugeridos, o Município vai disponibilizar aos comerciantes ecopontos individuais para a recolha de resíduos orgânicos e fornecer expositores metálicos e embalagens de papel, apelando à entrega de bens alimentares excedentários que serão distribuídos à população local carenciada. Irá também equipar o Mercado Municipal com ecopontos comuns, triciclos elétricos para cargas e transportes de bens, e arcas frigoríficas para acondicionamento de bens alimentares excedentários.

Aos clientes serão disponibilizados meios de acondicionamento e transporte de produtos, nomeadamente sacos recicláveis e carrinhos de transporte de compras, com o propósito de reduzir o uso das embalagens descartáveis e de plásticos. Para aderir ao projeto, os interessados deverão efetuar o registo numa plataforma eletrónica que irá estar disponível brevemente.

O projeto “Mercado E-Cool” foi candidatado no âmbito do Fundo Ambiental, com o valor de investimento total cerca de 51.000,00€, a uma taxa de comparticipação de 90%.

Esta ação insere-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, designadamente no que se refere aos ODS 1 - Erradicar a Pobreza, 2 - Erradicar a Fome, 8 – Trabalho digno e crescimento económico, 10 – Reduzir as desigualdades, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, 13 – Ação Climática, 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.