ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 15 de dezembro de 2018

Desenvolvimento sustentável


Esposende aposta no desenvolvimento sustentável
Comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, o Município de Esposende está determinado e empenhado em fazer dos mesmos uma prioridade absoluta ao nível das suas atividades e áreas de intervenção, razão pela qual os verteu para o seu Plano de Atividades e Orçamento para 2019.


Esta agenda contempla 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos à escala mundial até 2030, tendo como desígnio a criação de um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. Assim, estão previstas ações nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

No âmbito da sua gestão e dentro da sua área de atuação, e no que concerne ao objetivo ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, o Município de Esposende e a empresa municipal Esposende Ambiente comprometem-se a desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis, garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis, e assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais. Pretende-se também fortalecer as instituições nacionais relevantes, inclusive por meio da cooperação internacional, para a construção de capacidades em todos os níveis, em particular nos países em desenvolvimento, para a prevenção da violência e o combate ao terrorismo e ao crime, bem como a promover e fazer cumprir leis e políticas não discriminatórias para o desenvolvimento sustentável.

Neste âmbito, e a propósito do Dia Internacional contra a Corrupção, que se assinalou no dia 9 de dezembro, o Município e a Esposende Ambiente foram desafiados pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial a aderir ao Selo “Sociedade Justa, Negócios Éticos”, iniciativa que conta com o apoio da UN Global Compact Network Portugal. Em linha com a Agenda 2030 da ONU e com o ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, o Selo apela ao combate à corrupção em todas as suas formas, pela construção de instituições eficazes, boa governação e decisões éticas.
Já a Esposende Ambiente, enquanto membro subscritora do Pacto Global das Nações Unidas desde 2010, tem vindo, nos últimos anos, a internalizar estas preocupações nas suas atividades e áreas de intervenção. O ano de 2019 ficará marcado pelo reforço deste compromisso, com a empresa municipal a traçar no seu Plano Estratégico 2019 a integração total dos ODS em todos os processos e atividades da empresa, assumindo assim o seu contributo ativo para o cumprimento destes grandes desígnios mundiais.